O Comando Estadual de Greve do INSS do Rio de Janeiro se reunirá virtualmente na próxima sexta-feira (02), às 18 horas. O link da reunião é https://meet.jit.si/Reuni%C3%A3odo. Durante o encontro, será feita uma avaliação da greve nacional e estadual, e definidas estratégias para ampliar a adesão. De acordo com o Comando Nacional, a greve já conta com a participação de servidores de 26 estados e do Distrito Federal.
A responsabilidade pela deflagração da paralisação é exclusivamente do governo Lula, que vem utilizando as mesas de negociação para tentar retirar direitos dos servidores do INSS. Além de não atender a nenhuma das reivindicações do seguro social — como reajuste salarial linear, reestruturação das carreiras, cumprimento do Acordo de Greve de 2022 (com integralização da GDASS ao vencimento básico), implementação da carreira típica de Estado, nível superior para concurso e incorporação das gratificações —, o governo apresentou a indecente proposta de extinção da GAE e sua substituição pela Gratificação de Atividade (GAT).
Isto implica em um achatamento ainda maior da remuneração. Outro retrocesso apresentado pelo governo é a proposta de alongar, de 17 para 20 níveis, o número de padrões da atual carreira do seguro social, o que traria o achatamento da remuneração ao longo do tempo.
Informações: Sindsprev-RJ.