Os interessados em obter financiamento estudantil para cursar graduação em instituições privadas de ensino superior já podem se inscrever no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025. As inscrições começam nesta terça-feira (4) e se encerram na próxima sexta-feira (7), sendo realizadas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).
Vagas e modalidades
Nesta primeira edição serão ofertadas 67 mil vagas das quais 50% serão destinadas ao Fies Social, modalidade voltada para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O Fies conta com duas edições anuais, totalizando mais de 112 mil vagas ao longo do ano.
Critérios de elegibilidade
Para concorrer a uma vaga no Fies, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010, com média aritmética das notas das cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação maior que zero. Alunos que se inscreveram no Enem na condição de “treineiro” não podem participar do processo seletivo.
Como se inscrever
Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). O processo de inscrição envolve:
- Preenchimento dos dados pessoais;
- Autodeclaração do perfil étnico-racial para concorrer a cotas (caso aplicável);
- Informação sobre escolaridade;
- Escolha de até três opções de cursos, em ordem de preferência;
- Preenchimento dos dados financeiros do candidato e de sua família;
- Revisão e confirmação da inscrição, seguida da geração de um comprovante com chave de segurança.
Classificação
A classificação dos candidatos seguirá a ordem decrescente das notas obtidas no Enem, levando em consideração a modalidade de concorrência e o tipo de vaga. A priorização ocorrerá conforme os seguintes critérios:
- Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies;
- Candidatos que não concluíram o ensino superior, mas quitaram um financiamento estudantil anterior;
- Candidatos que já concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o Fies;
- Candidatos que concluíram o ensino superior e já quitaram um financiamento estudantil.
Divulgação dos resultados e lista de espera
O resultado da chamada única será divulgado no dia 18 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no sistema do Fies Seleção entre os dias 19 e 21 de fevereiro.
Os candidatos que não forem pré-selecionados serão automaticamente incluídos na lista de espera, conforme a ordem de classificação. A convocação da lista de espera ocorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
Sobre o Fies
Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC que oferece financiamento para cursos de graduação em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Desde o ano passado, com a implementação do Fies Social, o programa reforça seu papel inclusivo oferecendo melhores condições de financiamento estudantil para estudantes de baixa renda, como a reserva de 50% das vagas para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais.
Os interessados devem se atentar ao cronograma e garantir a inscrição dentro do prazo para concorrer a uma das vagas ofertadas.
__
com informações do Ministério da Educação