Palácio Iguaçu, em Curitiba, sob nuvens carregadas. Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo

Os três Estados da região Sul do Brasil enfrentam um alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido a chuvas intensas previstas para o fim de semana. A situação é mais grave no Paraná e em Santa Catarina, onde são esperados acumulados de até 300 milímetros até segunda-feira (9). O cenário é de grande risco para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios.

O alerta máximo, válido até 23h59 deste sábado (7), atinge áreas como o oeste e norte de Santa Catarina, Vale do Itajaí e região serrana do Estado; além de várias regiões do Paraná, incluindo Curitiba e o centro-sul. No Rio Grande do Sul, o noroeste do Estado está na zona de atenção.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a chegada de uma frente fria no sábado trará tempestades, raios e ventos fortes ao Paraná. No centro-sul e sudoeste, as chuvas podem ultrapassar 100 milímetros em 24 horas.

Faixa de alerta vermelho do Inmet em Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foto: Inmet

Para domingo (8) e segunda-feira (9), a atuação da frente fria em conjunto com um sistema de baixa pressão no Paraguai deve intensificar as precipitações, com volumes que podem ultrapassar 150 milímetros na metade sul do Estado.

Santa Catarina também está sob ameaça de chuvas persistentes e generalizadas, conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). As regiões mais afetadas incluem o oeste, Vale do Itajaí e planalto norte, com expectativa de acumulados entre 200 e 250 milímetros. Nas áreas de divisa com o Paraná, o risco de enxurradas e deslizamentos é alto.

“Embora o risco associado a ventos intensos e granizo seja menor, o volume contínuo de chuva aumenta significativamente a probabilidade de ocorrências hidrológicas e geológicas”, afirmou o órgão catarinense.

O Inmet orienta a população das áreas sob alerta a evitar deslocamentos desnecessários, especialmente em regiões propensas a deslizamentos. Em caso de emergência, as autoridades locais devem ser acionadas. Moradores de áreas de risco são aconselhados a buscar locais seguros preventivamente.

Com a previsão de chuvas que podem ultrapassar 300 milímetros em pontos isolados, autoridades monitoram rios e encostas e alertam para o risco de enchentes. O governo de Santa Catarina anunciou que equipes de defesa civil estão mobilizadas para atender possíveis ocorrências.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/12/2024