Início da Feira Estadual da Reforma Agrária previsto para esta quinta-feira (12) em São Luís

Arroz Maranhão. Foto: Eduardo Carvalho (SAF)

Da Página do MST

Em uma grande celebração da agricultura familiar no Maranhão, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) organiza, de 12 a 14 de setembro, a Feira Estadual da Reforma Agrária, na Praça Deodoro, centro histórico de São Luís.

O encontro visa compartilhar com a cidade a produção dos acampamentos e assentamentos maranhenses, que vão desde alimentos naturais até comidas típicas no espaço Culinária da Terra.

Espaço de comercialização e cultura do MST terá nova sede, em casarão na Praça Deodoro. Foto: Armazém do Campo/Mariana Castro

Além da feira, o momento contará com a inauguração do novo espaço do Armazém do Campo e a realização do ‘Festival por Terra, Arte e Pão’, com atrações culturais durante todas as noites e um show especial em comemoração aos 40 anos do movimento.

Entre as atrações culturais estão grandes nomes da cultura popular maranhense, a exemplo de Joãozinho Ribeiro, César Teixeira, Dicy, Bumba meu boi de Leonardo e Raiz Tribal.

O movimento vai apresentar iniciativas de agroecologia, a exemplo de viveiros de mudas. Foto: Viveiro da Reforma Agrária/MST no MA

De acordo com Gilvan dos Santos, que compõe a direção nacional de produção do Movimento no estado, a iniciativa vai muito além da comercialização.

“Esse é um momento de festa, mas também de partilha e troca de conhecimentos. Tudo isso só é possível graças à resistência de famílias que lutam pela reforma agrária e produzem alimentos saudáveis nos mais diversos territórios do Maranhão, mostrando a força da agricultura familiar”, explica Gilvan.

Dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile é um dos convidados para ato político de abertura. Foto: Acervo MST

A feira será aberta ao público nesta quinta-feira, a partir de 8h e será realizado um ato político de abertura às 17h, com a participação do dirigente nacional e um dos fundadores do MST, João Pedro Stédile, além de representantes dos governos municipal e estadual, organizações, movimentos sociais e coletivos ligados ao campo.

Ao longo da programação serão realizadas ainda oficinas, rodas de conversa, lançamento de livros, práticas integrativas de autocuidado e apresentação das iniciativas e avanços do MST no estado.

Serviço

O quê? Feira Estadual da Reforma Agrária

Quando? de 12 a 14 de setembro, a partir de 8h

Onde? na Praça Deodoro, Centro Histórico de São Luís (MA)

Entrada franca

*Editado por Fernanda Alcântara

Artigo Anterior

São Paulo registra pior qualidade do ar entre as metrópoles globais, segundo dois dias consecutivos de dados alarmantes

Próximo Artigo

Empresários paraibanos que organizaram viagem com o cantor Gusttavo Lima estão em fuga da Justiça

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!