Iniciativas aprovadas aceleram políticas públicas e integração social

RETROSPECTIVA 2024

Os parlamentares do PT trabalharam arduamente para aprovar projetos de lei importantes que fortalecem políticas públicas e promovem o progresso da economia brasileira. Entre as conquistas, destacam-se a ampliação de cotas em concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, o aumento de recursos para o programa Pé-de-Meia, a implementação da Política Nacional de Cuidados e o fim do “orçamento secreto”.

Cotas

Na véspera do Dia da Consciência Negra, a Câmara dos Deputados aprovou o parecer da deputada Carol Dartora (PT-PR) ao projeto de lei (PL 1958/2021), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O texto amplia a cota de 20% para 30% para pretos e pardos e, pela primeira vez, inclui indígenas e quilombolas no sistema de reservas.

O texto estabelece critérios claros de autodeclaração e prevê sanções contra fraudes. Caso haja indícios de fraude ou má-fé, o candidato poderá ser eliminado ou, se já tiver sido nomeado, terá anulada a admissão.

Recursos para o Pé-de-meia

A Câmara aprovou o projeto de lei (PL 6012/23), do Senado, que torna permanentes os recursos destinados ao Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). O projeto também autoriza o uso de até R$ 4 bilhões do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para financiar o Programa Pé-de-Meia, direcionado ao estímulo à conclusão do ensino médio.

Como uma das funções do FGO é garantir as operações de crédito no âmbito do Pronampe, o texto aprovado estabelece que, a partir de 2025, 50% dos recursos não utilizados para essas garantias, bem como os valores recuperados, deverão continuar sendo aplicados no programa. Uma outra metade poderá ser direcionada ao Pé-de-Meia, que prevê pagamentos a estudantes da rede pública que concluírem etapas do ensino médio e realizarem o Enem.

Política Nacional de Cuidados

A aprovação da Política Nacional de Cuidados (PL 2762/2024), do Executivo, marca uma vitória importante para o Governo Lula. O PL define como públicos prioritários as crianças e adolescentes; pessoas idosas e pessoas com deficiência que necessitam de assistência para realizar as atividades básicas e instrumentais da vida diária; e trabalhadores remunerados e não remunerados do cuidado.

A proposta representa um avanço ao reconhecer a corresponsabilização social e de gênero nas tarefas de cuidado, além de destacar a interdependência entre quem cuida e quem precisa de cuidado. Também estabelece que o Estado é responsável por garantir o direito ao cuidado por meio de políticas públicas integradas.

Fim do orçamento secreto

A Câmara conclui a aprovação do projeto de lei complementar (PLP 175/24), do deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA), que regulamenta as regras, execução e impedimentos técnicos de emendas ao Orçamento. A partir da sanção do texto aprovado haverá mais transparência e controle ao uso de emendas parlamentares, pondo fim ao chamado “orçamento secreto”.

PT na Câmara

 

Artigo Anterior

Lula reitera importância da presunção de inocência, mas admite que Braga Netto merece punição severa caso seja condenado

Próximo Artigo

Em pleno auge da logística, Correios refutam críticas da Folha sobre sua gestão

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!