O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) dará um passo histórico para a formação profissional no setor turístico mineiro. A escola social de gastronomia, reconhecida pela excelência no ensino, será ampliada para a criação de um novo hotel-escola, que promete ser referência em hospitalidade no estado. O projeto será realizado em parceria com a Vale, e o primeiro passo para sua concretização foi a assinatura de um Memorando de Entendimentos entre as instituições. A previsão é que o hotel-escola seja implantado em até dois anos, em uma área da Vale, que faz parte da Mina de Águas Claras, em Nova Lima.

Segundo Sarah Rocha, diretora executiva do INHAC, a ampliação do instituto vai multiplicar o impacto social e econômico do trabalho já realizado: “Formar profissionais de alto nível é investir no futuro do turismo de Minas. Com o hotel-escola, vamos ampliar as oportunidades para que mais pessoas tenham acesso a cursos de excelência, preparados para atender às exigências do mercado.

Para Luiz Henrique Medeiros, diretor de Territórios e Uso Futuro da Vale, a instalação do hotel-escola está totalmente alinhada com o objetivo da mineradora de dar uma nova destinação às áreas que não são mais utilizadas para mineração em consonância com os interesses das comunidades próximas.

Homenagem ao café mineiro

O empreendimento prestará homenagem a um dos produtos mais emblemáticos e reconhecidos de Minas: o café. O novo espaço será destinado à promoção da cultura e da gastronomia de Minas, com uma Exposição de longa permanência sobre o café e espaços multiusos para a realização de eventos culturais. 

Assinado pelo chef Leo Paixão, o INHAC é uma escola social de gastronomia que faz parte do Programa Trilhas de Futuro do Governo de Minas. Oferece anualmente o Curso Técnico em Gastronomia, com 80 vagas gratuitas. (foto/crédito Camila Donelles: Assinatura Convênio INHAC e Vale)

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/08/2025