Inflação fica acima da meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu 0,39% em novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número ainda representa uma desaceleração em comparação ao observado em outubro, quando o índice subiu 0,56%. O resultado ainda veio acima do esperado pelos economistas do mercado financeiro, que projetavam uma alta de 0,34% do indicador para o mês.

O resultado foi influenciado pelas altas no grupo de Alimentação e bebidas (1,55%), após aumento nos preços das carnes (8,02%), no grupo de Transportes (0,89%), que foi impulsionado pela alta nos preços das passagens aéreas (22,65%) e no grupo de Despesas pessoas (1,43%), diante do avanço visto no cigarro (14,91%). Veja detalhes mais abaixo

Com o resultado, o IPCA acumula uma alta de 4,29% no ano, o que o aproxima do teto da meta de inflação para este ano, de 4,50%. Em 12 meses, o avanço é de 4,87%, nesse caso ficando acima do limite da meta.

O grupo Alimentação e bebidas teve um impacto de 0,33 ponto percentual  no índice geral de novembro, impulsionado pelos subitens contrafilé, alcatra, refeição, óleo de soja e costela, cada um com um impacto de 0,03%. O resultado será levado em conta na reunião do Copom, presidida pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto (foto/reprodução internet), nesta quarta-feira e terá reflexos na taxa de juros.

Artigo Anterior

Senadores do PT desejam força e recuperação rápida ao presidente Lula após cirurgia

Próximo Artigo

Como aumentar as vendas no Natal e fechar o ano no positivo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!