ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rindo e segurando microfone, com bandeiras ao fundo
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (6) que não há nomes no Partido Liberal que possam substituí-lo na disputa pela Presidência da República em 2026. “O plano A sou eu, o plano B sou eu também e o plano C sou eu”, declarou ele, durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidades, da Rádio Gaúcha. O político reforçou que só cogitaria outro nome após sua “morte física ou política em definitivo”.

Bolsonaro está inelegível até 2030, devido a condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas sua declaração rebateu a sugestão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho, que havia mencionado ser uma possível alternativa.

“O plano A é [Jair] Bolsonaro, posso ser o plano B”, disse Eduardo durante participação em um painel da Conferência de Ação Política Conservadora (Cpac), em Buenos Aires. Apesar disso, o parlamentar negou ser pré-candidato.

Na quarta-feira (4), Jair Bolsonaro participou da Cpac por vídeo e garantiu que nunca considerou a possibilidade de um golpe após o resultado das eleições de 2022, nas quais foi derrotado por Lula (PT). Atualmente, o ex-presidente cumpre agenda no Rio Grande do Sul, visitando cidades como Santa Rosa, Santo Ângelo e Passo Fundo. Ele também participou da Fenasoja (Festa Nacional da Soja).

O ex-mandatário acumula duas condenações no TSE: por disseminação de informações falsas e ataques ao sistema eleitoral em uma reunião com embaixadores, e pelo uso eleitoral do 7 de Setembro de 2022. Apesar disso, aliados políticos continuam buscando reverter sua inelegibilidade até 2026, além de cogitar uma possível anistia por meio do Congresso Nacional.

Em outubro, Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, chegou a citar os nomes de Eduardo Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como alternativas à candidatura presidencial. Contudo, ele reafirmou o apoio à liderança de Jair Bolsonaro.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/12/2024