Por Gabriela Moncau, publicado no Brasil de Fato
Na noite deste domingo (29), indígenas do povo Ava Guarani foram atacados com bombas caseiras, tiros e tiveram uma casa incendiada no município de Guaíra, no oeste do Paraná. O ataque partiu de três homens em motos e atingiu a comunidade Yvy Okaju, também chamada de Y’Hovy, área que integra a Terra Indígena (TI) Guasu Guavirá e que, com o processo demarcatório estagnado, foi retomada pelos indígenas.
Na tarde desta segunda-feira (30), a Polícia Federal (PF) foi ao local para fazer uma perícia e encontrou ao menos 12 cápsulas de bala. Em um vídeo gravado também nesta segunda, uma liderança Guarani registra dois homens em uma moto dentro da comunidade, que gritam “vai chegar meia-noite”. Os indígenas temem que haja um novo ataque depois que o sol baixar.
O conflito na região é recorrente, mas se intensificou no último dia 5 julho, quando os indígenas fizeram sete ampliações do território que, apesar de não demarcado, já foi delimitado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Desde 27 de agosto, os Ava Guarani convivem com um acampamento de não indígenas que se estruturou na mesma área, com o intuito de intimidar o avanço do povo originário sobre seu território tradicional.
Em um áudio que circula pelas redes sociais e que teria sido enviado em um grupo de WhatsApp deste acampamento, um homem afirma que “enquanto não matar uns dez caras desse aí, vai continuar essa patifaria aí”. Na mesma frase em que diz “não estar incentivando”, o homem ressalta que “enquanto isso não acontecer, vai ficar essa patifaria aí, índio querendo invadir tudo aí. Eles têm que saber aqui quem manda, não é só a lei lá de cima, não”.
De acordo com os Avá Guarani ouvidos pelo Brasil de Fato e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), por volta das 18h30 deste domingo (29), os indígenas de Y’Hovy começaram um mutirão para construir duas casas dentro do limite da retomada estabelecido provisoriamente pela Força Nacional e a Polícia Federal. Foram, então, ameaçados por não indígenas, que disseram que se organizariam para voltar.
“Ao cair da noite, começaram a se reunir em bastante gente. Vier