Incertezas, inflação e mudanças climáticas são principais causas de mudança de padrão do consumidor, indica pesquisa

Um estudo da EY-Parthenon apontou que 81% dos brasileiros estão focados na relação custo-benefício em suas compras.

Em comparação, globalmente, essa média é de 72%. Além disso, 64% dos brasileiros preferem consertar produtos a substituí-los.

Por outro lado, no cenário global, 66% demonstram o mesmo comportamento. Segundo Natália Sperati, sócia da EY-Parthenon, fatores econômicos têm grande impacto no consumo no Brasil.

Brasileiros mostram preocupação com finanças e necessidades básicas

O estudo revelou que 83% dos brasileiros pensam frequentemente sobre o futuro. Ao mesmo tempo, 45% estão preocupados com suas finanças pessoais.

Além disso, 58% demonstram apreensão com a economia do país. Outros 35% mostram preocupação com o acesso às necessidades básicas.

Esses números superam as médias globais, que são, respectivamente, 51%, 39%, 45% e 28%. Sperati observa que o preço ainda é um dos fatores mais importantes para os consumidores no Brasil.

Marcas próprias ganham espaço no mercado

O levantamento destacou que 62% dos brasileiros acreditam que marcas próprias oferecem qualidade equivalente às marcas tradicionais.

Além disso, 32% afirmam estar satisfeitos com produtos que imitam marcas populares, mas têm preços mais acessíveis.

Por outro lado, 59% compram marcas tradicionais apenas em promoções ou descontos. Já 86% perceberam que algumas embalagens foram reduzidas, sem mudança proporcional nos preços.

Programas de fidelidade e experiência digital atraem consumidores

O estudo revelou que 48% dos brasileiros se inscreveram em mailings de varejistas para obter descontos ou vouchers.

Além disso, 77% destacaram frete grátis ou devoluções gratuitas como motivadores para participar de programas de fidelidade.

Enquanto isso, 61% citaram descontos exclusivos, e 56% mencionaram o acúmulo de pontos como benefícios relevantes.

Cristiane Amaral, sócia da EY, enfatizou que a integração entre canais digitais e físicos é essencial para atender às expectativas dos consumidores.

Influenciadores moldam decisões de compra no Brasil

A pesquisa mostrou que 54% dos brasileiros seguem influenciadores em redes sociais. Entre esses, 78% consideram as recomendações confiáveis.

Além disso, 61% afirmaram que suas decisões de compra são impactadas por indicações feitas por influenciadores. Isso reforça a importância dessas figuras no mercado brasileiro.

Segurança de dados preocupa brasileiros

Com o aumento das transações digitais, 77% dos brasileiros estão preocupados com roubo de identidade.

Além disso, 71% expressaram receio em relação a ataques de hackers e violações de dados. Outros 75% temem que suas informações não sejam armazenadas com segurança.

Por outro lado, 72% apontaram a possibilidade de uso inadequado de dados em ataques cibernéticos como uma preocupação crescente.

Natália Sperati destacou que, embora o preço seja prioritário, as marcas precisam garantir segurança nas transações para atender às expectativas dos consumidores.

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