O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou na sexta-feira 23 que o apagão que atingiu os estados do Acre e de Rondônia pode ter sido causado por queimadas. Diversas regiões dos estados ficaram sem luz na quinta-feira.
“Há uma informação, ainda não oficial, mas uma informação do próprio Operador Nacional do Sistema Elétrico, que um dos operadores da transmissão disse que havia uma queimada muito forte”, afirmou. As causas do incidente ainda estão sendo investigadas.
Com a intensificação da temporada de incêndios na Amazônia e no Pantanal, em decorrência da mudança climática, cidades de dez estados registraram episódios de fumaça e diminuição na qualidade do ar na semana.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o apagão foi causado pelo bloqueio automático de equipamentos do sistema de transmissão, que levou ao desligamento automático das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio.
Ainda conforme o operador, às 20h40 da quinta-feira todo o sistema foi restabelecido. De acordo com a concessionária Energisa, o apagão afetou 85% de Rondônia. No Acre foram pelo menos 217 mil consumidores sem energia elétrica.