A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood anunciou o adiamento das indicações ao Oscar 2025 para o dia 23 de janeiro. A decisão foi tomada em razão dos incêndios de grandes proporções que devastaram a região de Los Angeles, nos Estados Unidos, e forçaram a evacuação de mais de 30 mil pessoas, incluindo celebridades como Ben Affleck e James Woods.
Este é o segundo adiamento da divulgação, que inicialmente seria em 17 de janeiro. Apesar disso, a cerimônia do Oscar permanece marcada para 2 de março. O período de votação dos indicados, por sua vez, se encerrará em 14 de fevereiro, conforme comunicado enviado por e-mail aos mais de 10 mil membros da Academia.
Os incêndios, intensificados pelos ventos fortes, não apenas causaram destruição e deslocamento, mas também alteraram o calendário de eventos da indústria cinematográfica. O Critics Choice Awards foi adiado, assim como os lançamentos dos filmes The Last Showgirl, Lobisomem e Better Man – A História de Robbie Williams. O jantar de premiação do American Film Institute também foi cancelado.
Expectativa brasileira
A mudança na data das indicações não diminuiu a ansiedade entre os brasileiros. O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, é uma das maiores apostas do país em anos para a categoria de Melhor Filme Internacional. Além disso, a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, no último domingo (5), por sua performance como protagonista do longa, aumentou a esperança de uma possível indicação na categoria de Melhor Atriz.
O cenário gera otimismo para o Brasil, que não concorre na categoria internacional desde Central do Brasil (1999). A proximidade com o anúncio mantém viva a expectativa de que o país possa brilhar novamente no maior prêmio do cinema mundial.
__
com informações de agências