Na noite do último domingo (25), Ribeirão Preto enfrentou 14 focos de incêndio ativos, incluindo em áreas urbanas, levando à evacuação de moradores de um condomínio de luxo, o Alphaville 3, em Bonfim, devido à aproximação das chamas e à intensa fumaça.
Vídeos nas redes sociais mostram o desespero dos moradores do município. Em um post, um deles compara a visão com um cenário de apocalipse. Em outro, relatam que os olhos, nariz e garganta ardiam com a fumaça das queimadas.
Estava ruim, agora ficou desesperador. Vento intenso e escuridão em Ribeirão Preto, não dá pra ficar do lado de fora. Anoiteceu. Estou com medo, parece cenário de apocalipse. pic.twitter.com/SZNPKTskR1
Ribeirão Preto as 17:10,totalmente queimada,a ventania empoeirada junto da fumaça esconde o sol e transforma a tarde em noite,momento cabuloso vive o interior de São Paulo,incêndios criminosos orquestrados com motivos ainda desconhecidos. pic.twitter.com/L20LYqdSgC
Além disso, outro incêndio atingia a mata às margens do rio Pardo, na divisa entre Ribeirão e Jardinópolis. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) relatou à Folha de S.Paulo que o incêndio no Alphaville foi severo, mas não chegou a entrar no condomínio.
A qualidade do ar e a baixa umidade levaram à suspensão de eventos esportivos, como uma meia maratona internacional, programada para este domingo (25). O sistema de saúde de Ribeirão Preto está operando com uma demanda 60% acima do normal devido a problemas respiratórios causados pela fumaça.
Além de Ribeirão Preto, outros municípios da região, como Sertãozinho, Brodowski, Batatais e Jardinópolis, enfrentam o mesmo problema. O Governo de São Paulo informou que 36 cidades estão em estado de alerta máximo para grandes queimadas e, ontem, 17 municípios enfrentavam focos ativos de incêndio.