Neste domingo (19), data de início do cessar-fogo conquistado pelo Hamas e pela Resistência Palestina, mais um órgão de comunicação israelense reconheceu a derrota de “Israel”.
Zvi Yehezkeli, comentarista de assuntos árabes do canal israelense i24News, declarou que as imagens de palestinos comemorando e de combatentes do Hamas garantindo segurança durante a liberação de prisioneiras israelenses são “a coisa mais difícil de ver”.
“Ao longo de 15 meses de combates, não conseguimos mudar a dinâmica na Faixa de Gaza. O que alcançamos em um ano e três meses?”, questionou.
Segundo ele, apesar de toda a destruição causada pelas forças de ocupação, não conseguiram derrotar o Hamas: “Destruímos muitos lares, sacrificamos nossos melhores filhos e, no final, chegamos ao mesmo resultado… o Hamas está comemorando, a ajuda está chegando e as forças de elite estão retornando”.
A avaliação de que “Israel” falhou é quase unânime: apenas 8% dos israelenses acreditam que Netaniahu alcançou seus objetivos, conforme pesquisa do Maariv já noticiada por este Diário.