Nesse domingo (29), a emissora HispanTV, do Irã, e o portal Portafolio, da Colômbia, divulgaram imagens, vídeos e intervenções do ato e das falas dos oradores que participaram do ato que aconteceu no último domingo (28) em São Paulo convocado pelo Partido da Causa Operária (PCO) e outras dezenas de entidades.
“Pelo menos 50 partidos políticos, sindicatos e organizações da sociedade civil brasileiras participaram do evento. Entre os apoiadores iniciais da iniciativa estava o Partido da Causa Operária (PCO). O evento também recebeu apoio da APEOESP, o maior sindicato de professores do Brasil, que tem participado ativamente das mobilizações em defesa do povo palestino, e da CUT Nacional, a maior organização sindical do país, entre outros”, destacou a HispanTV.
“Um grupo de ativistas e líderes de pequenos partidos de esquerda no Brasil convocou neste sábado a união de toda a esquerda do maior país da América Latina em defesa do Irã , após os bombardeios perpetrados por Israel e Estados Unidos contra a República Islâmica. Em evento na Academia Paulista de Letras, em São Paulo, convocado pelo Partido da Causa Operária (PCO), os ativistas afirmaram que a esquerda, em geral dividida sobre o Irã, deve se unir na luta contra o ‘imperialismo’ e o ‘sionismo’”, estampou o Portafolio.
A HispanTV também publicou em sua rede oficial no Instagram um vídeo onde mostra cenas do ato em São Paulo no dia 28, com trechos das falas dos principais oradores e membros ativistas de organizações que estiveram presentes: Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, Breno Altman, importante membro e militante do Partido dos Trabalhadores (PT) portal de noticias brasileiro Opera Mundi.
Por sua vez, o portal colombiano Portafolio destacou trecho das falas de um dos ativistas da Flotilha da Liberdade que tentava chegar à costa palestina para entregar alimentos à população da Faixa de Gaza, Thiago Ávila, que também esteve presente no evento em defesa do Irã, na Academia Paulista de Letras no último sábado, reunindo cerca de 500 pessoas de vários locais do Brasil.
“Precisamos unificar todas as forças que lutam contra o imperialismo. Não podemos hesitar em apoiar a República Islâmica do Irã. Quando ocorreu aquele genocídio horrível (contra os palestinos em Gaza), o Irã foi um dos manifestantes mais veementes contra essa barbárie” destacou trecho da fala de Ávila – imprensa colombiana.
Em outra matéria, a HispanTV, mostrou uma iniciativa de ativistas em São Paulo durante a convocação do ato.
“Ativistas dos Comitês de Luta penduraram uma grande bandeira da República Islâmica na sexta-feira no Viaduto do Chá, no centro de São Paulo, para mostrar sua solidariedade ao Irã e sua luta contra Israel, bem como em defesa do povo palestino.”