Imprensa incita repressão contra índios na Bahia

Na quinta-feira (3), o sítio A Gazeta Bahia publicou um artigo acusando índios de “vestirem-se de bandidos” e planejarem a expulsão da Força Nacional da região da Barra Velha, no extremo sul da Bahia. A publicação, baseada em boatos e insinuações, tenta justificar a ocupação militar da região e fomentar o ódio da população contra os índios, a pretexto de combater a criminalidade.

A campanha da imprensa tem como alvo a crescente mobilização de comunidades de índios que resistem à presença das tropas enviadas pelo Ministério da Justiça. Segundo os veículos locais, a resistência seria uma ação coordenada de “bandidos”, termo usado de maneira genérica e racista para atacar qualquer oposição à repressão do Estado.

O texto chega ao absurdo de atacar o próprio governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), insinuando que, por se declarar índio, ele estaria ao lado dos “bandidos”. A investida da imprensa faz parte de uma operação coordenada para isolar os índios e preparar o terreno para mais uma ofensiva repressiva em defesa dos interesses do latifúndio, da grilagem de terras e da especulação imobiliária.

A política de militarização das áreas de conflito agrário e de expulsão de comunidades camponesas tem se intensificado, mesmo sob o governo federal do PT. Enquanto isso, a grande imprensa cumpre o papel de fabricar consentimento popular para a violência do Estado, invertendo a realidade: os que resistem são chamados de criminosos, e os que reprimem são apresentados como defensores da ordem.

É preciso denunciar essa ofensiva reacionária e defender o direito dos povos indígenas à autodeterminação e à defesa de seus territórios contra a ação dos militares, latifundiários e seus porta-vozes nos meios de comunicação.

Artigo Anterior

ONGs negras pressionam por nomeação no TSE

Próximo Artigo

Avanço do Brasil no Mundial desmascara propaganda da imprensa

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!