A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou imagens das caixas pretas do avião da Voepass, modelo ATR 72, sendo abertas. Os dispositivos, conhecidos como Cockpit Voice Recorder (CVR) e Flight Data Recorder (FDR), foram levados para análise em Brasília, no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do CENIPA. Com informações do site Aeroin.Net.
Os trabalhos preliminares de preparação, extração e degravação de dados foram iniciados pelos investigadores e devem prosseguir, de maneira ininterrupta, pelas próximas horas. pic.twitter.com/GOG1zi2y05
— AEROIN (@aero_in) 8 de agosto de 2024
O material foi transferido para o LABDATA na manhã de sábado (10), onde serão conduzidas as investigações para entender os detalhes do voo 2283 da Voepass – as caixas pretas são essenciais para identificar as conversas na cabine e os dados de voo do momento do ocorrido.
Com a conclusão da Ação Inicial em Vinhedo (SP), a investigação entrará na fase de Análise de Dados. Nesta etapa, serão examinados o comportamento da aeronave, o ambiente operacional e os fatores humanos envolvidos.
Além disso, o estudo incluirá uma análise detalhada de componentes, equipamentos, sistemas e a infraestrutura relacionada ao voo.
O CENIPA reforçou a previsão de divulgação do Relatório Preliminar em aproximadamente 30 dias. Este relatório fornecerá as primeiras conclusões sobre as causas do que aconteceu com o avião da Voepass.
O acidente
No início da tarde de sexta-feira (9), um avião com 57 passageiros e 4 tripulantes caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. Segundo a prefeitura da cidade, não há sobreviventes. A aeronave pertencia à Voepass, antiga Passaredo.
A queda ocorreu por volta das 13h28, na rua João Edueta, na altura do número 2.500, nas proximidades da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). A Prefeitura de Vinhedo afirmou que o local do acidente pertence ao condomínio residencial Recando Florido.
De acordo com a GloboNews, a aeronave teria estolado durante o voo. Esse é um termo para explicar quando o avião atinge sua velocidade máxima em uma altura que não lhe permite ficar no ar.
Embora as entidades oficiais não confirmem, há a especulação de que o gelo acumulado nas nuvens, criado pela onda de frio que chegou em São Paulo, tenha causado o acidente.
URGENTE! Imagens impressionantes queda avião em Vinhedo pic.twitter.com/r4pTwiZqk2
— Oliver Laio (@LaioOliver) 8 de agosto de 2024
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link