Foto mostra bezerro que sobreviveu a incêndios em região da Califórnia.
Análise
Em meio a incêndios que estão ocorrendo em vários locais, uma imagem está sendo compartilhada com diversas narrativas na internet.
Na imagem, um bezerro está sobre um pouco de feno cercado de uma área completamente queimada. Junto à imagem, há mensagens que sugerem que o caso ocorreu recentemente. Um das mensagens fala em milagre. A outra culpa “agro” de fraude após colocar fogo nas florestas. Leia:
Versão 1: – taca fogo – espera apagar – coloca feno no chão – bota um bezerro deitado – posta no instagram “Ninguém explica Deus” Agrocrente é um câncer mesmo. (Moisés coringou por essa mesma onda errada de misturar fé com bezerro) Versão 2: Deus sabe de todas as coisas. Tudo pegou fogo menos onde o bezerro estava. Só existe um protetor. Deus
Checagem
De diversas formas, o conteúdo viralizou na internet. Porém, há coisas erradas no “causo”. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) A foto do bezerro que sobreviveu ao incêndio na mata foi tirada na região da Califórnia? 2) Qual é o contexto da imagem que está circulando na internet? 3) É possível dizer que houve fraude na história do bezerro que sobreviveu ao incêndio?
A foto do bezerro que sobreviveu ao incêndio na mata foi tirada na região da Califórnia?
O primeiro ponto a ser destacado na história é que, ao contrário do que sugerem as mensagens, a foto não tem nenhuma relação com o Brasil. Ela sequer foi feita em 2024.
Qual é o contexto da imagem que está circulando na internet?
O conteúdo virou notícia durante os incêndios que destruíram a região da Califórnia em 2020. A história é de uma novilha chamada Charlene. Na ocasião, uma pastagem tomou conta da fazenda de Dave e Samantha Cascarini.
Foi aí que uma novilha de nome Charlene sobreviveu a um incêndio em uma pastagem por, de acordo com a matéria, ter ficado em uma parte que estava molhada.
É possível dizer que houve fraude na história do bezerro que sobreviveu ao incêndio?
Há um ponto que causa grande estranheza na história: como que um ser vivo poderia sobreviver próximo à fumaça em uma área densa de incêndio?
Neste sentido, temos algumas alternativas: 1) O fogo não chegou com tanta intensidade na proximidade do animal e não fez tanta fumaça. 2) O fogo chegou a uma área muito plana e não causou tantos danos. 3) O animal sobreviveu por um milagre. 4) Houve uma fraude por parte da família. Infelizmente, não podemos confirmar quais são as hipóteses que correspondem à realidade.
Conclusão
Fake news ❌
Independentemente do fato em si, o que podemos dizer é que o caso do bezerro no meio das chamas não foi gravado no Brasil. Ele é de um caso nos Estados Unidos em 2020 e não tem nada a ver com os incêndios de 2024 por aqui.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).