Boato – O Cristo Redentor abraçou o Rio de Janeiro em uma simbólica demonstração de amor na última terça-feira, em 2024.
Análise
Às vésperas do Natal de 2024, um vídeo começou a viralizar com um relato em redes sociais. A cena inusitada teria ocorrido no Cristo Redentor esta semana, com a estátua aparentemente “abraçando” o Rio de Janeiro.
Junto, é dito que se trata de uma campanha chamada “Carinho de Verdade” e deixa a entender que o vídeo é de 2024 (mais exatamente da última terça-feira). Leia as mensagens que circulam na internet (o vídeo você vê mais abaixo):
Versão 1: O Cristo Redentor “abriu” os braços, num abraço simbólico ao RJ, na noite da última terça-feira. O efeito – uma ilusão de óptica provocada por projecção de luzes e imagens faz parte da campanha “Carinho de Verdade”, de combate à violência e exploração sexual de crianças.
Versão 2: O Cristo Redentor “abriu” os braços, num abraço simbólico ao Rio de Janeiro, na noite da última terça-feira. O efeito – uma ilusão de óptica provocada por projecção de luzes e imagens faz parte da campanha “Carinho de Verdade”, de combate à violência e exploração sexual de crianças. Para simular o abraço, o cineasta Fernando Salis usou oito projectores, que cobriram a estátua com imagens do Rio, como sobrevoos de asa-delta, as florestas e até mesmo o trânsito. Ao som de Bachianas Brasileiras n.º 7, de Villa Lobos, e com animação em 3D, a estátua parece abraçar o Rio de Janeiro… Maravilhoso. Um final de semana abençoado e iluminado por Deus e Jesus Cristo sempre
Checagem
Apesar da beleza da história, ela não corresponde a um evento recente. Para checar o conteúdo, vamos responder o seguinte: 1) O Cristo Redentor abraçou os braços em um abraço ao Rio de Janeiro em 2024? 2) De quando é o vídeo do Cristo Redentor abraçando o Rio de Janeiro? 3) Há alguma iluminação do monumento nos últimos dias?
O Cristo Redentor abraçou os braços em um abraço ao Rio de Janeiro em 2024?
Não. Para começar, não consta nenhuma ação semelhante com esta descrição relacionada ao Cristo Redentor abraçando os braços no Rio de Janeiro. Além disso, uma busca rápida nos mostra que o vídeo e a campanha original são de 2010.
De quando é o vídeo?
A ação descrita nas mensagens não ocorreu em 2024, mas remete a uma iniciativa realizada em novembro de 2010, parte da campanha “Carinho de Verdade”. A projeção no Cristo Redentor foi uma criação do cineasta Fernando Salis e utilizou tecnologia avançada para simular o abraço. O vídeo está disponível em portais como
Houve alguma iluminação especial no Cristo Redentor nos últimos dias?
Não há registros de iluminação especial ou projeções semelhantes ao evento de 2010 recentemente. Fotos mais recentes do Cristo Redentor com campanhas recentes mostram uma homenagem ao Esperanto e à campanha Papai Noel dos Correios.
Conclusão
Fake news ❌
A história de que o Cristo Redentor abraçou os braços em um abraço simbólico ao Rio de Janeiro em 2024 é falsa. O vídeo é uma referência à campanha “Carinho de Verdade”, realizada em 2010. Ou seja: o vídeo é real, mas não é recente.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)