Falso Boato – Pescadores de Porto Rico não encontraram uma lagosta gigante de 150 quilos e foto mostra o falso animal.
Análise
Não é de hoje que uma imagem que seria de uma lagosta gigante está circulando na internet junto com uma descrição de que seria algo “incrível” que teria ocorrido em Porto Rico.
De acordo com a mensagem, pescadores de Porto Rico teriam encontrado a maior lagosta do mundo. O texto seria de 150 quilos e o comprimento de 2,60 metros. Leia a mensagem que circula online e veja a foto:
FENÓMENOS DA NATUREZA Pescadores porto-riquenhos da Gran Canaria pescaram a maior lagosta do mundo. O seu peso é de 150 kg, e o comprimento sem os bigodes é de 2 m e 60 cms.
Checagem
O vídeo não demorou a se espalhar na internet (apesar de todos os pesares). Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) A foto que mostra a lagosta gigante é real? 2) Um lagosta gigante de 150 quilos foi encontrada por pescadores de Porto Rico? 3) Qual é o maior animal da espécie já encontrado na história?
A foto que mostra a lagosta gigante é real?
Não. A mesma imagem já circulou em outros idiomas e foi desmentida por alguns sites de checagem. A página em questão apontou que as imagens foram criadas com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Erros como nos dedos dos pescadores (algo típico de ferramentas de inteligência artificial) mostram é um fake.
Um lagosta gigante de 150 quilos foi encontrada por pescadores de Porto Rico?
Não. O primeiro ponto que mostra o fake está no fato da foto ser falsa. O segundo está no fato de nunca ter havido uma lagosta de 150 quilos a ser pescada.
Qual é o maior animal da espécie já encontrado na história?
De acordo com o Guinness Book, a maior lagosta do mundo foi pescada em 1977. O animal tinha nada menos do que 20.14 kg.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que uma lagosta tenha sido pescada em Porto Rico. A imagem foi criada por IA e nunca houve registro de uma lagosta de tal tamanho ter sido pega na história.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).