O Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) publicou, nessa sexta-feira (24), uma nota de agradecimento ao povo brasileiro pela solidariedade demonstrada à Palestina ao longo de mais de 15 meses de massacres cometidos pelo regime israelense.
Em momentos especiais, como no ato convocado pelo Partido da Causa Operária (PCO) e os Comitês de Luta no dia 30 de junho, essa solidariedade culminou em caravanas de todo o Brasil reunidas em São Paulo para uma grande manifestação contra o genocídio e contra os crimes da ditadura sionista, deixando claro o apoio incondicional ao povo palestino. Essa mobilização foi a maior no País, expressando o repúdio cada vez maior ao extermínio imposto por “Israel” e o imperialismo aos palestinos.
Além disso, a manifestação de 18 de novembro de 2024, durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, também mostrou a força do movimento solidário com a Palestina. A Cinelândia se transformou em um palco de resistência, reunindo milhares de brasileiros que exigiam o fim da ocupação e da violência em Gaza.
Mesmo diante das tentativas de repressão das forças sionistas, que buscaram impedir a realização do protesto, o apoio popular não se abalou. A luta conjunta do PCO, ao lado do Ibraspal e de outros movimentos de solidariedade internacional, foi fundamental para manter a pressão contra os responsáveis pela carnificina em Gaza, reforçando a importância da mobilização popular como uma ferramenta imprescindível na luta contra o imperialismo e pela libertação da Palestina.
Abaixo, a nota do Ibraspal na íntegra:
Nota de agradecimento ao povo brasileiro por sua solidariedade e apoio à Palestina
As entidades solidárias com a luta de libertação da Palestina que assinam esta nota, agradecem ao povo brasileiro pelo apoio e solidariedade, durante os 471 dias de massacre e genocídio praticados pelo exército do regime israelense, que martirizou mais de 47 mil palestinos, deixou 111.091 feridos e mais de 11 mil desaparecidos.
O acordo de cessar-fogo alcançado entre a Resistência palestina e “Israel”, só foi alcançado graças a firmeza e resiliência do povo palestino de Gaza, e pela ação desempenhada com bravura e heroísmo dos combatentes da Resistência no campo de Batalha. O apoio decidido em todos os lugares do mundo, foi importante e fortaleceu a luta do povo palestino contra a ocupação.
Neste momento em que está em vigência o cessar-fogo com prazo determinado, é necessário reforçar a campanha BDS, os Comitês de solidariedade em todo o país e ações de apoio e solidariedade à Palestina, sinalizando a contínua necessidade de enfrentamento do colonialismo e apartheid israelense que perduram, ainda com maior ferocidade que antes.
Agradecemos o apoio do governo brasileiro, de diversos parlamentares, de partidos políticos e organizações da sociedade brasileira e de pessoas que fizeram sua parte individualmente em vários cantos do país, denunciando diariamente o genocídio e os crimes de lesa humanidade praticados pelo regime sionista de “Israel”.
Brasil, 23 de janeiro de 2025