
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), está entre os assuntos mais comentados nas redes sociais nesta quarta-feira (2). As hashtags “Hugo Motta traidor”, “Congresso da mamata” e “agora é a vez do povo” dominaram os trending topics do X com críticas ao líder da casa legislativa, mostrando o descontentamento popular com a derrubada do decreto que aumentava o IOF.
Motta, que liderou a articulação para rejeitar o aumento do imposto, agora enfrenta acusações de estar protegendo interesses do setor financeiro. As críticas se intensificaram após rumores de que ele estaria negociando a indicação do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) para relatar a CPMI que investiga irregularidades no INSS, vista por muitos como uma manobra para desviar o foco do debate sobre o IOF.
“O povo elegeu Lula para governar o país”, escreveu um usuário indignado com o atravessamento dos parlamentares sobre a pauta que cabe exclusivamente ao Executivo. Somaram-se às críticas o debate sobre fim da jornada de trabalho 6/1, que segundo a Quaest, 70% dos parlamentares, inclusive Motta, são contra. Veja a repercussão:
Saiu a parte 2 do jantar de “Hugo Nem-se-importa” com os empresários da Faria Lima: ‘Um brinde ao Hugo, que serve à elite e ignora o povo!’
HUGO MOTTA TRAIDOR
CONGRESSO DA MAMATA pic.twitter.com/nfGjGvkQco— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) July 2, 2025
Temos um playboy comando a câmara dos deputados
HUGO MOTTA TRAIDOR
CONGRESSO DA MAMATA
AGORA É A VEZ DO POVO pic.twitter.com/LiGa9tPiX1— Dilma Debochada (@dilma_debochada) July 2, 2025
Um Congresso improdutivo e gastão que trabalha dia e noite para sabotar o país, e que legisla em causa própria. Parabéns aos pobres de direita que aplaudem esse escárnio.
CONGRESSO DA MAMATA
HUGO MOTTA TRAIDOR pic.twitter.com/l7rzXM5xqo— Gustavo Veloso ⛵️ (@g_vgouvea) July 1, 2025
Realmente HUGO MOTTA TRAIDOR é uma hashtag digna ao presidente da Câmara dos Deputados.
Não atender uma ligação do Presidente da República?
O povo escolheu Lula para governar o país senhor deputado. Toma tento rapaz! pic.twitter.com/L20NbhVnZ3— Diego Feijó de Abreu (@diegodeabreu) July 1, 2025
Quando leio uma notícias dessas, só consigo lembrar que Lula avisou…
CONGRESSO DA MAMATA
HUGO MOTTA TRAIDOR
AGORA É A VEZ DO POVO pic.twitter.com/HSpjNmHwHG— Rem Bodinho ॐ 🦑 ☭🚩 (@Rembodinho) July 2, 2025
Excelente vídeo 👏👏
AGORA É A VEZ DO POVO
HUGO MOTTA TRAIDOR
CONGRESSO DA MAMATA pic.twitter.com/TGsO4FRO2I— carol oliva 🚩 (@carololivapsi) July 2, 2025
Sumiu!
A página que mostrava os gastos com nosso dinheiro foi misteriosamente apagada dos perfis dos deputados
Transparência? Só quando convém
HUGO MOTTA TRAIDOR e sua turma preferem mamata sem plateiaPIX: [email protected]
🔎 RT
🎯 Eles têm verba. Eu tenho dados pic.twitter.com/PVlTQAdG8P— Diego Feijó de Abreu (@diegodeabreu) July 1, 2025
O imposto sobre operações financeiras virou o epicentro de uma disputa de poder entre Executivo e Legislativo. O governo Lula (PT) defende o aumento como medida necessária para equilibrar as contas públicas, enquanto o Congresso, liderado por Motta, alega que a medida extrapola as atribuições do Planalto.
O Supremo Tribunal Federal (STF), com relatoria do ministro Alexandre de Moraes, deve decidir em breve se mantém a decisão do Legislativo ou restabelece o decreto presidencial.
O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, defendeu a constitucionalidade do decreto e acusou o Congresso de violar o princípio da separação de Poderes.
“A avaliação técnica dos nossos advogados concluiu que o decreto presidencial é constitucional, válido, hígido, e não poderia ter sido objeto de PDL [Projeto de Decreto Legislativo]”, afirmou Messias, garantindo que a discussão no STF será conduzida em bases estritamente jurídicas.