O presidente da câmara dos deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou uma nota em sua conta no X afirmando estar preocupado com a atual onda do tarifaço de Donald Trump, levando-o a reunir-se com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), nesta sexta-feira (11).

A recente disputa que dividiu o Legislativo e o Executivo em volta do aumento do IOF parece ter sido suspensa frente à crise diplomática e econômica que se instaurou entre o Brasil e os Estados Unidos. Da esquerda à direita, os políticos brasileiros estão preocupados em encontrar medidas para contornar as tarifas de 50% impostas a todos os produtos nacionais exportados aos EUA. Cerca de 12% do total das exportações do nosso país são destinadas ao mercado estadunidense.

Leia a nota na íntegra:

“Conversei hoje com o vice-presidente @geraldoalckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e com o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Ambos relataram os impactos negativos das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos nos setores estratégicos de nossa indústria.

Reafirmei que a Câmara dos Deputados acompanha os desdobramentos e está à disposição para agir com firmeza em defesa dos interesses de nosso setor produtivo, de nossa economia e da proteção dos empregos dos brasileiros que podem ser direta ou indiretamente atingidos pelas medidas.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/07/2025