O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o Brasil está no caminho certo e que a Casa terá “equilíbrio, sobriedade e diálogo”. Ele conquistou 444 votos no último sábado 1º e se tornou o sucessor de Arthur Lira (PP-AL).
Em sessão solene no Congresso Nacional para marcar a abertura do trabalho legislativo em 2025, Motta disse que o desafio é formar convergências sobre as pautas mais relevantes, a serem debatidas e decididas no Colégio de Líderes da Câmara.
“Estamos iniciando o ano com a convicção de que o Brasil está no caminho certo. Avançamos muito na direção da estabilidade jurídica e econômica, indispensável ao crescimento sustentável do País”, discursou Motta.
“Esses são os instrumentos que nos farão navegar com segurança as rotas do processo legislativo e entregar o que merece o povo brasileiro. Igualmente o serão a temperança, o equilíbrio, a sobriedade, o diálogo. Esses são guias seguros na política, assim como na vida.”
Eleito a partir de uma ampla aliança, que foi da esquerda à extrema-direita, Motta declarou que a pluralidade de visões e opiniões é salutar na sociedade e no Parlamento. Segundo ele, o Congresso terá de articular diferentes pontos de vista, “por meio de discussões francas”.
“Prometo dedicação integral para estar à altura dessa tarefa. Estou confiante de que, com a colaboração de todos os parlamentares, seremos vitoriosos e entregaremos um bom trabalho para a Nação e para o povo brasileiro”, completou.