Hugo Motta cria nova versão do projeto da anistia e envia a Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou a minuta de um novo projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O texto, considerado mais “light” por bolsonaristas, foi criado para garantir a aprovação do tema no Congresso Nacional e evitar contestação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, Bolsonaro prometeu analisar o texto e dar uma resposta a Motta na próxima semana. A expectativa é que os dois se reúnam pessoalmente para falar sobre o projeto de lei.

Caso o ex-presidente concorde com a nova versão, ela deve ser apresentada como um substitutivo ao texto atual, que está travado na Câmara e vem impedindo o avanço de boa parte das pautas na Casa no primeiro semestre do ano.

Aliados do presidente da Câmara dizem que ele tem chamado a responsabilidade de tentar destravar o projeto da anistia. Ele procurou, por exemplo, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Casa, para discutir uma solução.

O ex-presidente Jair Bolsonaro durante ato pró-anistia na Avenida Paulista, em abril. Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

Até então, uma outra versão vinha sendo discutida no Senado Federal, que tem o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), como um dos responsáveis. Bolsonarista não gostaram do texto apresentado por supostamente comprar a versão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, sobre os condenados do 8 de janeiro.

Motta foi escolhido com votos de diversos partidos, incluindo o PL, que condicionou o apoio a um avanço da pauta na Casa. Após assumir o posto, no entanto, ele vinha dando sinais de que não trabalharia para aprovar o projeto da anistia.

O parlamentar chegou a ser atacado e chamado de “covarde” por Silas Malafaia, pastor bolsonarista, após não pautar o requerimento de urgência do texto.

Artigo Anterior

Musk diz que espera ‘continuar sendo amigo’ de Trump

Próximo Artigo

As ‘pautas identitárias’ são, na verdade, estruturais

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!