Howard Lutnick, defensor da política tarifária de Trump, é confirmado como secretário de Comércio dos EUA

Senadores dos Estados Unidos aprovaram nesta terça-feira 18 a nomeação do empresário Howard Lutnick como secretário de Comércio, por 51 votos a 45.

Amigo de Donald Trump, Lutnick é conhecido por ser um defensor da nova política tarifária imposta pelo republicano. Sua confirmação no cargo já era esperada.

Ele defende, por exemplo a necessidade de impor direitos de aduana aos produtos que entram nos Estados Unidos.

Durante sua sabatina para o cargo, perante o comitê de finanças do Senado em janeiro, Lutnick disse que “a maior economia do mundo” deveria ser “mais bem tratada por seus parceiros”, e defendeu “um enfoque país por país”, em vez de por produto.

O empresário também descartou a tese de que as tarifas aduaneiras impostas pelo governo Trump vão aumentar a inflação dos EUA.

Lutnick será o principal estrategista da política comercial americana, uma vez que, por decisão de Trump, o representante comercial dos Estados Unidos (USTR), responsável pelas tarifas, foi colocado em segundo plano.

Antes de ser nomeado ao posto no alto escalão do governo, Lutnick era diretor-geral do banco de investimentos Cantor Fitzgerald.

(Com AFP)

Artigo Anterior

Carros de app superam trens da CPTM em número de viagens em São Paulo

Próximo Artigo

Bolsonaro deve ser julgado neste ano para evitar calendário eleitoral de 2026, prevê STF

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!