Hospitais universitários de todo o país realizam neste sábado 5 um mutirão de atendimentos. São, no total, 45 unidades, que vão oferecer serviços com o objetivo de reduzir o tempo de espera na rede do Sistema Único de Saúde. Estão previstos 7,8 mil atendimentos, incluindo mil cirurgias.
O chamado “Dia E” é organizado pelos ministérios da Saúde e da Educação. Além das cirurgias, estão previstas 1,2 mil consultas e 5,6 mil exames em diferentes especialidades, como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
“Já tivemos mutirão de um procedimento específico ou de um tipo de exame. Este será o mais diverso já realizado nacionalmente na história do SUS”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Serão atendidas pessoas que já estão em tratamento nos hospitais universitários. Serão observados critérios de prioridade. Também serão atendidas pessoas encaminhadas pelas centrais estaduais e municipais de regulação.
O governo reforça que a iniciativa é parte do programa Agora Tem Especialistas, lançado em maio para reduzir o tempo de espera no SUS.