Boato – A poesia “A Casa”, de Vinicius de Moraes (que começa com “era uma casa muito engraçada”) se refere à barriga ou a um útero de uma mãe.

Análise

Uma das poesias mais conhecidas de Vinicius de Moraes, “A Casa” (que virou música na voz de Toquinho) , tem sido alvo de interpretações alternativas há bastante tempo. Entre elas, circula a teoria de que o poema se refere metaforicamente ao útero materno, sendo uma representação do ambiente onde o bebê se desenvolve durante a gestação. Essa interpretação aparece frequentemente em postagens na internet e é compartilhada como um “significado oculto” da obra.

Mensagens afirmam que a casa sem teto e sem paredes representa o útero e que a expressão “número zero” faria alusão ao formato arredondado da barriga da gestante. Essa teoria tem sido divulgada em redes sociais. Leia abaixo algumas das versões compartilhadas:

Versão 1: A poesia  faz parte dos poemas infantis de Vinícius de Moraes. Aparentemente, trata-se de uma casa estranha, sem endereço e sem formato, porém, o significado que há nela é extremamente envolvente… A casa descrita por Vinícius de Moraes representa um útero gravídico:

Um lugar sem teto, sem chão e sem paredes, onde ninguém pode entrar, exceto o bebê, que mora lá durante nove meses: por isso o título “A Casa”. “Mas era feita Com muito esmero” – é feita com amor, com carinho… É do amor que surge o novo habitante da “casa”, e é também com amor que a “casa” cresce.

“Na Rua dos Bobos” – Esse verso foi construído a partir da ideia de que todos os futuros papais ficam com cara de bobo olhando a barriga da mulher. “Número Zero” – é o formato da barriga, redonda, que lembra o número zero.

Versão 2: A primeira decepção que tive na vida, foi quando descobri que a música “Era uma casa muito engraçada” se refere à barriga de uma mãe. Versão 3: Com quantos anos você descobriu que a música “era uma casa muito engraçada” fala sobre a barriga de uma mãe?

Checagem

Para entender se a poesia “A Casa” realmente se refere ao útero materno, é preciso analisar sua origem e as declarações sobre sua criação. Vamos responder às seguintes questões: 1) A Casa, de Vinícius de Moraes, se refere ao útero ou barriga de uma mãe? 2) Qual é a inspiração da poesia (e música) A Casa? 3) Faz sentido fazer a ligação sobre a poesia (ou música) de Vinícius de Moraes?

A Casa, de Vinicius de Moraes, se refere ao útero ou barriga de uma mãe?

Antes, vamos falar um pouco sobre a poesia que virou música (se você é uma das pessoas que não teve o privilégio de a conhecer). Trata-se de uma poesia que tem a seguinte letra:

Era uma casa muito engraçada não tinha teto não tinha nada ninguém podia entrar nela, não porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede porque na casa não tinha parede. Ninguém podia fazer pipi porque penico não tinha ali. Mas era feita com muito esmero na rua dos bobos número zero. Mas era feita com muito esmero na rua dos bobos número zero.

Não há nenhuma evidência de que Vinicius de Moraes tenha escrito com essa intenção. A interpretação de que a casa sem teto e sem paredes representa um útero é uma suposição popular, mas não possui base em declarações do autor ou análises acadêmicas da obra.

Qual é a inspiração da poesia (e música) “A Casa”?

O poema foi inspirado na Casapueblo, uma construção peculiar no Uruguai, criada pelo artista Carlos Páez Vilaró. A casa, que se destaca por sua arquitetura inusitada, serviu como base para a criação da poesia. Esse dado desmonta a teoria de que a obra tenha qualquer relação com o útero materno. Veja o vídeo que explica melhor a inspiração por trás da poesia, feita pela filha do poetinha:

Faz sentido fazer a ligação sobre a poesia (ou música) de Vinícius de Moraes?

Embora algumas pessoas façam essa interpretação, trata-se de uma superinterpretação do poema. Muitas obras literárias podem ter diferentes significados para diferentes pessoas, mas isso não significa que a intenção original do autor fosse essa. No caso de “A Casa”, a ligação com o útero materno não encontra respaldo na história do poema nem nas palavras de Vinicius de Moraes.

Conclusão

A ideia de que a poesia “A Casa” de Vinicius de Moraes se refere ao útero materno é uma interpretação popular sem fundamento. O próprio autor nunca indicou essa relação, e a inspiração real veio da Casapueblo, uma construção no Uruguai. Assim, essa teoria não passa de uma superinterpretação equivocada.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 09/02/2025