História que aponta que Djavan “humilhou” Leonardo no programa Altas Horas é fake criado por IA

Boato – Djavan teria humilhado o cantor Leonardo após um debate político acalorado durante o programa Altas Horas.

Análise

Mensagens que circulam em um vídeo viral no YouTube prometem revelar um momento de alta tensão na televisão brasileira, mais especificamente durante uma edição do programa Altas Horas, exibido pela TV Globo.

O foco da narrativa é um suposto e acalorado debate entre os cantores Djavan e Leonardo. De acordo com o conteúdo, o sertanejo teria expressado publicamente seu apoio a pautas polêmicas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e atos de golpismo.

A reação de Djavan teria sido de um “humilhante” e forte contraponto, transformando a gravação em um dos momentos mais dramáticos já televisionados. Leia trechos do conteúdo que circula online:

Djavan HUMILHA Leonardo AO VIVO após pergunta que… a noite comum de entretenimento no Altas Horas em um dos momentos mais tensos da televisão brasileira o que começou como uma participação musical de dois dos maiores artistas do país acabou em um confronto político que dividiu o Brasil ao meio quando Leonardo decidiu falar abertamente sobre bolsonaro e golpismo ao vivo ele não imaginava que Djavan conhecido por sua diplomacia responderia com uma força nunca antes Vistao que você vai assistir agora nunca deveria ter acontecido no horário nobre da TV Globo mas aconteceu e as consequências foram devastadoras para ambos os artistas

Checagem

A união de grandes nomes da música em programas de auditório sempre desperta a curiosidade do público, especialmente quando a pauta se desvia do entretenimento e toca em temas políticos. Porém, esta história não passa de ficção. Para verificar a veracidade desse relato, analisamos três pontos questões: 1) Djavan humilhou Leonardo ao vivo no Altas Horas, da Globo? 2) Como foi feito o conteúdo que aponta que Djavan humilhou Leonardo ao vivo no Altas Horas, da Globo? 3) Há fake news similares sobre discussões?

Djavan humilhou Leonardo ao vivo no Altas Horas, da Globo?

Não há qualquer registro confiável ou notícia publicada por fontes jornalísticas de credibilidade que corrobore a alegação de um embate entre Djavan e Leonardo durante o programa Altas Horas. Em primeiro lugar, o programa, apesar de ter formato de auditório, não é transmitido ao vivo, sendo sempre gravado com antecedência.

Além disso, uma discussão de tamanha magnitude e com potencial polêmico envolvendo dois artistas de perfil tão notório certamente seria amplamente coberta pela mídia, o que não aconteceu.

Tem mais, uma busca detalhada nas edições passadas do Altas Horas, que costuma promover encontros musicais, não apresenta qualquer gravação que tenha reunido simultaneamente os dois artistas. Diante da falta de qualquer evidência factual, reportagem ou menção oficial sobre a participação conjunta dos cantores ou o suposto confronto, concluímos que o evento descrito simplesmente não ocorreu. Algo que se confirma pelo formato do conteúdo e histórico do tipo de fake news.

Como foi feito o conteúdo que aponta que Djavan humilhou Leonardo ao vivo no Altas Horas, da Globo?

O conteúdo que está viralizando na internet, apesar de ser apresentado como um vídeo verídico, é, na realidade, uma peça de desinformação meticulosamente construída com o auxílio de tecnologia. A análise do material sugere que o vídeo longuíssimo não passa de uma produção artificial, criada por ferramentas de inteligência artificial (IA).

A técnica utilizada é o que chamamos de “deepfake” ou uma animação/montagem em vídeo, geralmente acompanhada de um roteiro sensacionalista, que tem como objetivo atrair cliques e visualizações, explorando o interesse do público em polêmicas envolvendo figuras públicas. O texto que acompanha o boato, com sua linguagem grandiosa e promessas de revelações chocantes, é um clássico chamariz de engajamento.

Há fake news similares sobre discussões?

Este tipo de boato segue um padrão recorrente no universo da desinformação, que utiliza a estrutura de programas televisivos populares para fabricar narrativas de conflito. O Boatos.org já desmentiu diversas alegações que utilizam o Altas Horas como palco para supostos embates, confrontos morais ou ocorrências mirabolantes. Entre os exemplos de fake news similares que já foram checadas por nossa equipe, podemos citar os seguintes: 1) Fábio Jr. levou Bíblia ao Altas Horas e houve milagre no programa? 2) Padre Fábio de Melo deu lição de moral em Janja no Altas Horas? 3) Frei Gilson foi humilhado por Pabllo Vittar e fez milagre na Globo? 4) Anitta humilhou o cantor Daniel ao vivo em programa da Globo?

O modus operandi é claro: criar uma história de grande impacto que combine personalidades populares e pautas controversas (como política ou religião) e atribuí-la a um momento de alta visibilidade na TV, gerando a curiosidade que leva ao compartilhamento em massa.

Conclusão

Não há qualquer fundamento para a alegação de que o cantor Djavan “humilhou” Leonardo em um confronto político durante o programa Altas Horas. A história, que se espalhou como um suposto vazamento de um momento de alta tensão na televisão, é inteiramente fabricada. Não existem registros da presença simultânea dos dois artistas na atração, e o vídeo que acompanha a mensagem é uma produção artificial, criada para explorar a curiosidade do público por polêmicas. Trata-se de mais um caso de desinformação que recicla um roteiro comum, utilizando figuras públicas e um programa popular para gerar engajamento.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Artigo Anterior

É falso que “general do Exército decretou anistia” para Bolsonaro e o libertou

Próximo Artigo

Lula no Conselhão: “Minha obsessão é fazer a economia crescer”

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!