
Um comandante militar russo afirmou que o helicóptero do presidente Vladimir Putin estava “no epicentro” de um ataque de drones ucranianos em 20 de maio, na região de Kursk, na Rússia.
“Estávamos simultaneamente envolvidos em uma batalha de defesa aérea e garantindo a segurança do espaço aéreo para o voo do helicóptero do presidente”, disse Yury Dashkin, comandante de uma divisão de defesa aérea, conforme citado pela agência de notícias russa RBC em 25 de maio. “O helicóptero estava efetivamente no epicentro da resposta ao ataque massivo de drones.”
Putin visitou Kursk no início da semana passada, marcando sua primeira visita conhecida à região de Kursk desde que as forças russas retomaram a maior parte do território ucraniano na região em março.

A Ucrânia lançou sua incursão transfronteiriça na região de Kursk em agosto de 2024, marcando a primeira invasão em grande escala do território russo por forças estrangeiras desde a Segunda Guerra Mundial. Ela manteve uma porção significativa do território até uma bem-sucedida contra-ofensiva da Rússia em março, realizada com a ajuda de tropas norte-coreanas.
ASSASSINATION ATTEMPT ON PUTIN FAILS
Ukraine attacked his helicopter with a large-scale drone attack, somehow having advanced knowledge of Putin’s path.
pic.twitter.com/BlM9EKu5qh— ADAM (@AdameMedia) May 25, 2025