A Universidade Harvard anunciou, nesta sexta-feira 23, que entrou na Justiça contra o governo dos Estados Unidos, após o presidente Donald Trump proibir que a instituição tenha estudantes estrangeiros.

Na ação, apresentada ao Tribunal Federal de Boston, a universidade se refere à proibição como “violação flagrante” da Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos, além de outras leis federais do país. Ainda de acordo com a instituição, a medida provocaria “efeitos devastadores” em cerca de 7 mil estudantes da universidade que são estrangeiros e dependem do visto para residir nos EUA.

A proibição de alunos internacionais na universidade foi anunciada nesta quinta-feira 22 pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA. Segundo o DHS, a medida foi tomada porque Harvard não entregou documentos solicitados sobre esse grupo de alunos.

Pela determinação do governo Trump, os estrangeiros que já estudam na universidade devem se transferir para outras instituições de ensino, ou perderão o direito de permanecer legalmente nos Estados Unidos. A medida não atinge os estudantes que estão concluindo o curso neste semestre. Pela medida, os alunos internacionais de Harvard aceitos para começar as aulas em setembro, por sua vez, não poderão iniciar o curso.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/05/2025