O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou nesta quarta-feira (5) ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a agenda do governo com projetos prioritários para a economia em 2025, e que dependem da aprovação no Legislativo. Após reunião com Motta e os principais líderes políticos da Câmara, inclusive o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), e o líder do Governo na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), Haddad disse em entrevista coletiva que o objetivo do governo é trabalhar em sintonia com o Parlamento para alavancar a economia brasileira. O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também acompanhou Haddad na visita.
“Trouxemos uma pauta com 25 iniciativas, das quais 15 dependem do Legislativo, sendo que oito já estão tramitando e sete ainda serão enviados pelo governo (ao Parlamento). São coisas que, para o leigo, não afeta diretamente a sua vida, mas eu afirmo categoricamente, quando você incide para melhorar o ambiente de negócios, melhorar as relações contratuais, melhora em muito as possibilidades de crescimento da economia”, destacou Haddad.
Postura “colaborativa”
O novo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, disse durante a coletiva que vai adotar uma postura colaborativa em relação aos projetos prioritários para a economia.
“Teremos uma postura colaborativa, reconhecendo a importância que Vossa Excelência tem para com o País. Teremos uma relação de lealdade, não digo em relação à agenda do governo, mas em relação ao País. Não iremos criar ‘fantasmas’ ou obstáculos, sem que isso exista”, prometeu o presidente da Câmara.
Na avaliação do líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), o ministro Fernando Haddad demonstra novamente compromisso e responsabilidade com o futuro do Brasil.
“Haddad trabalha com seriedade e planejamento. Agora, o Congresso precisa agir para que essas mudanças se tornem realidade, sobretudo em relação ao futuro econômico do nosso país e ao bem-estar de todos os brasileiros e brasileiras”, disse o líder.
Para o senador Humberto Costa (PT-PE), a postura proativa de Fernando Haddad mostra que o governo Lula tem uma pauta para o futuro do Brasil.
“Os 25 projetos apresentados, além de um gesto que demonstra apreço e respeito ao Poder Legislativo, são matérias sumamente importantes para eixos como estabilidade econômica, melhoria do ambiente de negócios e transformação ecológica. A gente trabalha muito para fazer o futuro do Brasil acontecer agora”, destacou Humberto.
Após o encontro com o deputado Hugo Motta, o ministro afirmou que toda a equipe do Ministério da Fazenda e da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) estará à disposição dos relatores designados para que as propostas tramitem de forma mais ágil e transparente possível.
“Sempre dando satisfação à opinião pública do que está em jogo e de como isso pode alavancar os negócios do Brasil. Nos colocamos à disposição de toda a Casa para que isso aconteça o mais rapidamente possível”, disse o ministro.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou estar empenhado em garantir que as pautas apresentadas pelo ministro Fernando Haddad sejam amplamente debatidas e, acima de tudo, aprovadas.
“São iniciativas que visam garantir estabilidade econômica, melhoria do ambiente de negócios e transformação ecológica. Entre as propostas estão a que regulamenta as plataformas digitais, a limitação dos supersalários e a isenção de Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil”, elencou Jaques Wagner.
Confira a lista dos 25 projetos clicando aqui.
Do PT Câmara e PT Senado