O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que a inflação entre 4% e 5% está dentro da normalidade para o Plano Real. As falas foram na conferência do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Al-Ula, na Arábia Saudita.

“O Brasil deixou uma inflação de dois dígitos há três anos. Hoje temos uma inflação em torno de 4% a 5%, que é uma inflação relativamente normal para o Brasil desde o Plano Real há 26 anos”, afirmou em seu discurso.

O ministro participou do painel “Um caminho para a resiliência dos Mercados Emergentes”. Segundo Haddad, a valorização do dólar acabou fazendo o Brasil ter “problemas com inflação” no ano passado.

“Por isso o Banco Central teve de intervir para garantir que a inflação fosse controlada”, comentou em uma referência aos leilões do BC para estabilizar o mercado e conter especulação.

Haddad defendeu a reforma tributária e disse que o Brasil trabalha para encontrar um caminho de equilíbrio e sustentabilidade. “O aumento das taxas será no curto prazo. O dólar voltou a um nível adequado e caiu 10% nos últimos 60 dias. Acho que isso vai fazer com que a inflação se estabilize”, comentou.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/02/2025