Guitarrada será reconhecida como manifestação da cultura nacional

Apresentado pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA), o projeto (PL 170/2023) que reconhece a Guitarrada como manifestação da cultura nacional foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura do Senado. O relator da proposta, que segue para sanção do presidente Lula caso não haja pedido para votação em plenário, foi o senador Paulo Paim (PT-RS), que chamou atenção para as características do gênero musical instrumental surgido no Pará.

“A sua criação é de Joaquim de Lima Vieira, o querido Mestre Vieira. Foi em 1978 que lançou o álbum Lambadas das Quebradas, considerado o marco inicial desse belo estilo que nós estamos homenageando. É uma fusão rica de ritmos regionais paraenses, como o carimbó e o siriá, com influências de gêneros caribenhos como o merengue, a cúmbia, o mambo, o zouk, além de elementos da Jovem Guarda”, enumerou Paim.

O relator afirmou que a característica mais marcante do gênero é o destaque à guitarra, com melodias alegres e dançantes, tendo servido de base e inspiração para outros gêneros que se tornaram populares no país, como a lambada e o brega pop.

Airton Faleiro esteve na reunião em que o projeto foi aprovado e contou sobre a iniciativa da homenagem.

“Me veio a partir de uma demanda apresentada pelos nossos fazedores e fazedoras de cultura do Pará que a gente tornasse a Guitarrada em patrimônio, manifestação da cultura nacional”, afirmou Faleiro.

Artigo Anterior

Cresce número de visitantes estrangeiros no Brasil no 1º trimestre do ano, aponta ONU Turismo

Próximo Artigo

Após 25 anos de impunidade, vai a julgamento assassinato de trabalhador Sem Terra no Ceará

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!