Guimarães apresenta balanço legislativo de 2025 e destaca reconstrução do país sob o Governo Lula

Petista encerra o ano com sentimento de dever cumprido e avalia bom trabalho do governo ao cuidar e priorizar o povo

Governo Lula reconstruiu o país, abandonado pelo governo anterior de Bolsonaro. Foto: Gustavo Bezerra

O líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), apresentou nesta quinta-feira (18), durante café da manhã com a imprensa, o balanço das matérias aprovadas em 2025 de interesse do Governo Lula. O documento que consolida um dos anos legislativos mais produtivos da atual legislatura e simboliza a reconstrução institucional, social e econômica do Brasil após o período de desmonte vivido durante o governo Bolsonaro.

Elaborado sob a coordenação da Liderança do Governo na Câmara, o relatório aponta a aprovação de 248 matérias alinhadas à agenda do Executivo, entre medidas provisórias, projetos de lei, propostas de emenda à Constituição e acordos internacionais. Para Guimarães, os números refletem não apenas a capacidade de articulação política do governo, mas a retomada de um projeto de país voltado ao combate às desigualdades, à valorização do trabalho e ao fortalecimento do Estado.

“Agora terminamos o ano com um saldo político positivo grande. A relação com a Câmara estava estrangulada quando vieram aquelas três matérias (o PL da Antifacção, a MP do IOF e a MP da reorganização dos ministérios). Houve acirramento, mas o diálogo foi retomado e foi vitorioso. A relação do governo com a Casa termina em outro patamar”, afirmou o líder.

O povo como prioridade

O balanço evidencia que o eixo central da atuação governista em 2025 foi a justiça social associada à responsabilidade econômica. Entre os principais avanços, estão a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a ampliação da Tarifa Social de Energia, o Programa Gás do Povo e medidas voltadas à redução do custo de vida da população mais vulnerável.

O relatório também destaca políticas de valorização do trabalho, como o crédito consignado para trabalhadores CLT, motoristas e entregadores por aplicativo, além da recomposição salarial dos servidores públicos federais, após anos de congelamento.

Apesar dos percalços enfrentados, Guimarães acredita que “conseguimos reverter a situação através de negociações contínuas. Aprovamos praticamente todas as matérias prioritárias do governo e cuidamos do povo”, comentou, ao destacar a participação ativa do Presidente.

Reconstrução das políticas públicas

Para o líder, o Governo conseguiu avançar em pautas estruturantes, como a aprovação do Plano Nacional de Educação (2024–2034) e a instituição do Sistema Nacional de Educação, fortalecendo o regime de colaboração entre União, estados e municípios.

Na saúde, o balanço registra a criação da Força Nacional do SUS, a ampliação do acesso à mamografia e programas específicos de saúde mental, reafirmando o compromisso do governo com a reconstrução do sistema público após a pandemia.

Reposicionamento internacional

O documento apresentado à imprensa também ressalta o fortalecimento da agenda ambiental, com a aprovação da Política Nacional de Economia Circular, o Acordo de Escazú e o endurecimento das penas contra crimes ambientais. Na política externa, a aprovação de 63 acordos internacionais simboliza a reinserção do Brasil no cenário global, marca dos governos Lula.

Para Guimarães, o ano de 2025 consolida a virada de página iniciada em 2023, após um período de isolamento internacional, ataques às instituições e fragilização da democracia.

“Lula é um ser humano encantador, quando ele dialoga todo mundo pensa um pouco, até pelo peso político que ele tem”, comentou o líder, ao confirmar também a posição do Presidente na defesa da soberania nacional.

Brasil reconstruído

Ao fazer o balanço político do ano, o líder do governo ressaltou que o Brasil encerra 2025 em um cenário radicalmente distinto do herdado após o desgoverno Bolsonaro: com golpistas presos, instituições fortalecidas, comida novamente na mesa do povo brasileiro e salário mínimo reajustado acima da inflação, recuperando poder de compra.

Para Guimarães o “sentimento é de dever cumprido”. O líder avaliou os resultados legislativos como reflexo de um projeto de reconstrução nacional liderado pelo Presidente Lula, que recolocou o combate à fome, à desigualdade e ao autoritarismo no centro das prioridades do Estado brasileiro.

Perspectivas para 2026

O balanço apresentado também antecipa as pautas estratégicas para 2026, como o fim da jornada 6×1, a regulamentação do trabalho por aplicativo, a tarifa zero no transporte público e a regulação da inteligência artificial e das big techs, indicando a continuidade de um projeto político que combina desenvolvimento, inclusão social e democracia.

“Precisamos aumentar presença no Senado e na Câmara. É possível ganhar a presidencial e formar maioria nas casas para aprovar os projetos do governo e assim ter governabilidade”, concluiu José Guimarães.

Leia a íntegra do balanço:

Balanço – 2025 – anual

Elisa Alexandre

 

 

Artigo Anterior

Natal Sem Fome: MST e Cozinhas Solidárias realizam ação em Maceió nesta sexta (19)

Próximo Artigo

Programa ‘Sim, Eu Posso’ forma terceira turma no Rio Grande do Sul

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!