A exemplo do PCdoB, que lançou um Guia Eleitoral para as eleições 2024, foram disponibilizados o Guia Eleitoral para Candidaturas Femininas e Negras pelo Senado e uma cartilha com orientação para eleitores e candidatos pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

O documento do PCdoB, reúne informações básicas sobre candidaturas, convenções eleitorais, planejamento de campanha, calendário, propaganda, finanças e apuração dos votos.

Leia mais: Como os comunistas devem se preparar para as eleições 2024

Com essas iniciativas ganham os eleitores e os candidatos com mais informações e respaldo, fundamentando as características do processo eleitoral brasileiro que é reconhecido como um dos mais seguros e eficientes do mundo, mas que ainda requer equidade na representação política e maior fortalecimento no combate às fake news.

Candidaturas Femininas e Negras

O Senado Federal, o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério das Mulheres lançaram uma importante iniciativa voltada para as eleições 2024: o Guia Eleitoral para Candidaturas Femininas e Negras. O documento disponibilizado aqui faz parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

No guia, uma perspectiva inclusiva sobre o processo e as normas eleitorais é colocada: “A participação e a representação política de mulheres e pessoas negras são cruciais para a construção de uma sociedade mais equânime e democrática. A inclusão de vozes de mulheres e pessoas negras nas esferas de decisão política contribuem para o aprofundamento da justiça social e o combate às desigualdades estruturais”, traz trecho do guia.

Diap

O Diap também deu a sua contribuição. Com o compromisso de “resgatar o sentido da participação cívica no processo eleitoral”, a cartilha Eleições Municipais 2024 – orientação a eleitores e a candidatas e candidatos, é dividida em uma parte destinada ao eleitor e outra aos candidatos (as).

Na primeira são apresentadas aos eleitores dicas que contribuem para um voto consciente. Já na segunda parte são trazidas orientações com informações úteis sobre as etapas de campanha, financiamento, planejamento e comunicação. Acesse aqui o documento.

*Informações Agência Senado e Diap

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 10/08/2024