Guerra dos Bonés: bolsonaristas são desmascarados ao falar em comida barata

Em resposta aos parlamentares governistas que usaram bonés azuis com a frase “O Brasil é dos brasileiros”, a bancada bolsonarista na Câmara dos Deputados usou outro com a frase “Comida barata de novo Bolsonaro 2026”.

Contudo, eles esqueceram que Bolsonaro saiu do governo, em 2021, com a fome atingindo 29,2 milhões de brasileiros, segundo levantamento publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Durante seu desgoverno a população teve que enfrentar a fila dos ossos.

Nos dois primeiros anos do atual governo, por exemplo, 24,4 milhões de brasileiros já deixaram o mapa da fome.

“Eu quero apenas reagir a algumas coisas que eu vi aqui neste plenário hoje e que tenho visto durante todo esse mês de janeiro, porque a extrema direita e os bolsonaristas têm um comportamento hipócrita, mentiroso, golpista e capacho”, discursou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) no Plenário da Casa.

A deputada citou a recente pesquisa Quaest na qual Lula lidera todos os cenários eleitorais em 2026 para rechaçar a falsa ideia de que o “povo está desesperado e querendo fora este governo”.

“Eles mentem quando fazem fake news com o Pé-de-Meia, porque não há crime no Pé-de-Meia; muito menos, haveria a taxação do Pix! O que fizeram com este assunto foi golpismo! São golpistas, são mentirosos! E não há censura no Brasil, há crime na rede social!”, diz a deputada.

Para ela, a vitória de Trump fez com que os extremistas se “achassem”. “Mas é bom que eles saibam que ficar do lado de fora na festa de Trump talvez não tenha sido suficiente para eles entenderem como eles são pequenos, como eles são desrespeitados e não são valorizados lá fora. E ainda botaram o chapeuzinho ‘Vamos fazer a América grande novamente’”.

“Eu quero dizer que o Brasil é dos brasileiros! Nós somos o Brasil dos brasileiros, e é assim que nós vamos responder e fazer este Brasil crescer, ser justo, avançar e fazer política para o nosso povo, e não para o mercado financeiro”, disse a deputada que vestiu o chapéu azul no plenário.

Deputada Jandira discursa vestindo boné azul (Foto: Reprodução)

Guerra dos Bonés

A chamada “Guerra dos Bonés” começou quando os governistas resolveram dar uma resposta aos bolsonaristas que usaram bonés vermelhos com a frase “América grande de novo” em homenagem a posse do presidente norte-americano Donald Trump.

Como reação, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e os líderes do governo Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) desfilaram, no último sábado (1º), pelo Senado, com o boné azul “O Brasil é dos brasileiros”.

Nesta terça-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na batalha ao postar um vídeo no X vestindo o boné azul com a inscrição “o Brasil é dos brasileiros”.

Artigo Anterior

Nova VP de RH da Vale põe em xeque políticas de diversidade

Próximo Artigo

VÍDEOS mostram resgate de pessoas em metrô durante enchente em SP

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!