Greve dos auditores já teve impacto em 156 bilhões de reais

A greve dos auditores fiscais da Receita Federal já ultrapassa 70 dias. A adesão dos conselheiros representantes do fisco à greve dos auditores da Receita já impactou cerca de R$ 156 bilhões, devido à paralisação dos julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A greve, que se intensificou com a participação das Câmaras Superiores, reduziu o número de processos analisados nos dois primeiros meses do ano. Conselheiros afirmam que a paralisação pode continuar nos próximos meses caso o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) não avance nas negociações, o que pode comprometer ainda mais o julgamento de casos tributários.

Os julgadores do fisco preparam uma carta para o presidente do Carf, Carlos Higino, reforçando suas demandas e alertando que não aceitarão sessões extraordinárias ou aumento de carga horária para compensar a greve.

Eles argumentam que já atuaram além das metas estabelecidas e não pretendem sobrecarregar suas agendas após a paralisação. Além disso, a greve afetou o desenvolvimento do sistema de Inteligência Artificial (Iara) e a triagem de processos, impactando a distribuição de casos avaliados pelo conselho.

O Sindifisco solicitou uma audiência com o Secretário Especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, para discutir as reivindicações dos auditores, mas a reunião ainda não ocorreu, o que tem gerado insatisfação entre os conselheiros.

Eles pedem que o presidente do Carf interceda junto ao Ministério da Fazenda para buscar uma solução. Enquanto isso, a paralisação segue afetando significativamente o andamento dos processos tributários e as finanças públicas.

O presidente do sindicato Dão Real afirmou: “nossa mobilização está realmente intensa. Apesar dos cortes de pontos, apesar dos descontos dos nossos salários, continuamos fortemente mobilizados e vamos continuar até que o governo cumpra o que foi combinado”.

O governo Lula não tem porque não atender as reivindicações da categoria. Quando os trabalhadores se mobilizam é positivo para Lula, ele assim pode denunciar a direita e se fortalecer. Invés disso está levando adiante a greve de forma burocrática. Isso enfraquece seu governo em relação ao bolsonarismo.

Artigo Anterior

Não se pode mais falar mal de político

Próximo Artigo

Mais uma cidade em SP declara emergência por dengue

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!