O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) ao lado da esposa, Sâmia Bomfim (PSOL-SP), durante greve de fome em plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que chegou a um acordo com Glauber Braga (PSOL-RJ) para encerrar sua greve de fome, iniciada há mais de uma semana. Ele diz que Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Lindbergh Farias (PT-RJ) fizeram parte das negociações.

“Garanto que, após a deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar. Após este período, as deputadas e os deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo”, afirmou.

Glauber é alvo de um pedido de cassação e iniciou a greve de fome na última semana, quando o Conselho de Ética da Casa aprovou um parecer a favor da perda de mandato. Motta diz que os deputados “poderão soberanamente decidir sobre o processo” após o período de 60 dias.

Glauber estava ingerindo apenas soro, isotônico e água durante o protesto. Ele foi acompanhado por uma equipe médica, mas perdeu 4,6 kg no período e vinha sentindo dores de cabeça e desconforto na região da barriga nos últimos dias, segundo sua assessoria.

O deputado recebeu apoio de ministros do governo Lula, parlamentares aliados, sindicalistas e movimentos sociais, além de visitas de políticos próximos e até de um bolsonarista, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), único do partido que não apoiou o requerimento de urgência da anistia.

O parecer que pedia sua cassação, assinado pelo deputado Paulo Magalhães (União-BA), foi aprovado por 13 votos a 5 no Conselho de Ética. Para Glauber perder o mandato, seriam necessários 257 votos no Plenário da Câmara.

O psolista, no entanto, vai recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes da votação final. A Casa nunca cassou o mandato de um deputado por agressão física e a eventual perda de mandato de Glauber seria inédita.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/04/2025