Na madrugada da quarta-feira de Natal, um policial militar disparou à queima-roupa contra um jovem de 24 anos que filmava uma abordagem policial em Osasco, na Grande São Paulo. O incidente ocorreu após uma discussão entre moradores e agentes que atendiam uma ocorrência na rua. Imagens de câmeras de segurança do local contradizem a versão oficial de que o jovem tentou tomar a arma do policial.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, os PMs foram acionados para remover cones que bloqueavam a via e, ao chegarem, foram hostilizados por moradores. O vídeo mostra que a situação escalou rapidamente.
No início da gravação, uma viatura da PM chega ao local, e dois policiais descem, sendo que um deles já está com a arma em punho. A discussão com moradores aumenta, e outra viatura aparece na cena.
Um jovem começa a filmar a ação com o celular, enquanto outro morador é agredido com golpes de cassetete por um PM. Nesse momento, uma mulher joga um copo de bebida no policial. O jovem com o celular se aproxima da cena e, segundo o vídeo, é abordado pelo agente que estava armado.
Em seguida, o policial com a arma em punho dispara contra o jovem. Após o tiro, moradores tentam acalmar os agentes enquanto ajudam a vítima a sair do local.
A PM de Tarcísio chegou atirando em moradores, disse que eles tentaram tirar suas armas e, mais uma vez, foram desmentidos pelas câmeras de segurança. pic.twitter.com/P2j3cbC6Ox
— Abel Ferreira (@AugustodeS62143) 26 de dezembro de 2024
O jovem baleado foi levado ao Hospital Antônio Giglio, em Osasco, onde permanece sob cuidados médicos. Outro homem, de 40 anos, foi detido durante o incidente.
A SSP informou que a arma usada pelo PM foi apreendida para perícia, e um Inquérito Policial Militar foi instaurado para investigar o caso. A ocorrência foi registrada no 89º Distrito Policial, no Jardim Taboão.
Em nota, a SSP reforçou que todas as circunstâncias do disparo serão apuradas, e que o comportamento dos policiais será analisado pela Corregedoria da Polícia Militar.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo