Espanha e Portugal foram atingidos por um apagão generalizado de energia na segunda-feira, que paralisou o transporte público, causou grandes engarrafamentos e atrasou voos, e as operadoras de serviços públicos estavam lutando para restaurar a rede.

As autoridades não conseguiram explicar a causa da interrupção pelo menos uma hora após o ocorrido, embora um possível ataque cibernético não tenha sido descartado e as investigações estejam em andamento, disseram as autoridades. Um comitê de crise foi criado na Espanha para gerenciar a situação, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Os governos espanhol e português convocaram reuniões de emergência do gabinete após a queda de energia, que também afetou brevemente uma parte da França, que faz fronteira com o nordeste da Espanha.

A concessionária portuguesa REN confirmou um corte de energia elétrica em toda a Península Ibérica que também afetou parte da França, enquanto a operadora de rede espanhola Red Electrica disse que estava trabalhando com empresas regionais de energia para restaurar a energia.

“Todos os planos para a restauração gradual do fornecimento de energia estão sendo ativados, em coordenação com produtores e operadores de energia europeus”, disse um porta-voz da REN.

“A REN está em contacto permanente com as entidades oficiais, nomeadamente com a Autoridade Nacional de Proteção Civil. Paralelamente, estão a ser avaliadas as possíveis causas deste incidente.”

O torneio de tênis Madrid Open foi suspenso, forçando o 15º cabeça de chave Grigor Dimitrov e o oponente britânico Jacob Fearnley a saírem da quadra, já que os placares ficaram escuros e as câmeras ficaram sem energia.

Emissoras de rádio espanholas informaram que parte do metrô de Madri estava sendo evacuada. Houve congestionamentos no centro de Madri, pois os semáforos pararam de funcionar, informou a rádio Cader Ser.

Centenas de pessoas estavam do lado de fora de prédios comerciais nas ruas de Madri e havia uma forte presença policial ao redor dos principais edifícios, direcionando o trânsito e também dirigindo pelos átrios centrais com luzes acesas, de acordo com uma testemunha da Reuters.

Um dos quatro edifícios altos em Madri que abriga a Embaixada Britânica foi evacuado, acrescentou a testemunha.

Uma rádio local relatou pessoas presas em vagões de metrô e elevadores parados.
A polícia portuguesa informou que os semáforos foram afetados em todo o país, o metrô foi fechado em Lisboa e Porto e os trens não estavam circulando.

A operadora de transporte do metrô de Lisboa, Metropolitano de Lisboa, disse que o metrô estava parado com pessoas ainda dentro dos trens, de acordo com o jornal Público.

Uma fonte da TAP Air de Portugal disse que o aeroporto de Lisboa estava funcionando com geradores de reserva, enquanto a AENA, que administra 46 aeroportos na Espanha, relatou atrasos de voos em todo o país.

Na França, a operadora de rede RTE informou que houve uma breve interrupção, mas que a energia já havia sido restaurada. A causa está sendo investigada.

Publicado originalmente pela Reuters em 28/04/2025

Reportagem: Emma Pinedo, Jesus Aguado, Andrei Khalip, Catarina Demony, Aislinn Laing, Dominique Patton

Redação: Nina Chestney

Edição: Andrei Khalip, Bernadette Baum e Mark Heinrich

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/04/2025