‘Grande possibilidade’: Secretário de Trump avalia sanção contra Alexandre de Moraes

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira 21 haver uma “grande possibilidade” de Washington sancionar o ministro do Supremo Tribnal Federal Alexandre de Moraes, em meio à ação penal que pode levar Jair Bolsonaro (PL) à prisão por tentativa de golpe de Estado.

Os crimes atribuídos ao ex-presidente pela Procuradoria-Geral da República totalizam 43 anos de prisão, mas no Brasil o tempo máximo de cumprimento efetivo da pena é de 40 anos. Bolsonaro responde por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, dterioração de patrimônio e organização criminosa armada.

Em uma audiência na Câmara de Representantes, em Washington, o republicano Cory Mills perguntou a Rubio o que está no radar do governo para reagir ao que qualificou como uma “deterioração alarmante dos direitos humanos no Brasil”.

“O que estão fazendo agora é encarcerar o ex-presidente Bolsonaro, eminentemente por motivos políticos”, alegou o congressista. Mills perguntou diretamente se Alexandre de Moraes será sancionado sob a Lei Global Magnitsky, que pune estrangeiros envolvidos em violações graves dos direitos humanos ou em atos de corrupção em nível mundial.

Rubio respondeu que o tema “está sendo revisado agora e há uma grande possibilidade de que aconteça”.

Moraes já enfrentou Musk, o homem mais rico do mundo e assessor próximo do presidente Donald Trump, bloqueando temporariamente o X, em 2024, por descumprir ordens judiciais no Brasil.

Recentemente, o ministro determinou a suspensão do Rumble, uma plataforma para compartilhamento de vídeos popular entre grupos de extrema direita, por se negar a bloquear a conta do blogueiro Allan dos Santos, foragido nos Estados Unidos.

O Departamento de Estado americano criticou a ordem do ministro por considerá-la uma violação dos valores democráticos, o que levou o Brasil a acusar a administração norte-americana de politizar uma decisão judicial.

(Com informações da AFP)

Artigo Anterior

Dnit deve transferir Anel Rodoviário para Belo Horizonte ainda em maio

Próximo Artigo

STF mantém regra que impede registro de candidato que não presta conta

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!