O ministro das Cidades, Jader Filho, participou, nesta terça-feira (22), da cerimônia de assinatura da portaria que vai destinar 3% das moradias do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida a pessoas em situação ou com trajetória de rua. 

As unidades habitacionais serão subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com financiamento de 100% pelo governo federal. 

A nova política habitacional voltada para pessoas em situação de rua será implantada em 38 municípios, em capitais e cidades com mais de mil pessoas cadastradas como “sem moradia” no CadÚnico. 

“Acima de tudo, o dia de hoje é um dia de demonstração. Temos a certeza de que esse é o primeiro passo, mas não será o único, em direção à garantia de moradia digna para pessoas de rua neste país. Contem conosco para seguir transformando a situação dos mais vulneráveis no Brasil”, disse o ministro Jader Filho.

Resultado de uma parceria entre o Ministério das Cidades e os ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o do Trabalho e Emprego, as novidades do MCMV envolvem ainda um Acordo de Cooperação Técnica das Cozinhas Solidárias da Rua.

Assim, a parceria ministerial deve implantar  cozinhas solidárias destinadas à população em situação de rua, para garantir segurança alimentar e vínculos comunitários nas periferias urbanas, junto às populações mais vulneráveis.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/04/2025