No primeiro dia após a posse de Donald Trump, a seção em espanhol do site oficial da Casa Branca saiu do ar. Ao acessar a página WhiteHouse.gov/es na tarde de terça-feira, usuários encontraram um erro 404 com a mensagem “Ir para a página inicial”.
A retirada da versão em espanhol do site ecoa uma decisão do primeiro mandato de Trump, quando a página também ficou indisponível. Em 2017, o então secretário de imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, havia prometido a restauração da página, mas isso não ocorreu durante os quatro anos seguintes.
Desde a administração de George W. Bush, oferecer uma versão em espanhol do site da Casa Branca era uma prática padrão, mantida por Barack Obama e Joe Biden.
Além disso, a administração Trump também removeu outras páginas de destaque, incluindo uma seção dedicada à Constituição dos Estados Unidos. O site reproductiverights.gov, criado durante o governo Biden para fornecer informações sobre direitos reprodutivos e aborto, também foi retirado do ar após a posse de Trump.
Impacto nas políticas de imigração
A remoção da página em espanhol ocorre em meio a uma série de ordens executivas assinadas por Trump para revisar políticas de imigração. Entre as medidas, estão o retorno de práticas de sua primeira administração, como a exigência de que solicitantes de asilo aguardem no México e a conclusão do muro na fronteira.
Trump também anunciou novos planos, incluindo a proposta de acabar com a cidadania automática para pessoas nascidas nos Estados Unidos.
Outra mudança significativa foi a desativação do aplicativo One, da Alfândega e Proteção de Fronteiras, lançado durante o governo Biden. A ferramenta permitia o agendamento de entradas legais na fronteira e havia beneficiado quase 1 milhão de migrantes. O sistema, que concedia 1.450 agendamentos diários em oito pontos de fronteira, foi considerado uma peça central da estratégia de Biden para criar novas vias de imigração legal enquanto reprimia entradas ilegais.
Migrantes que haviam garantido agendamentos previamente encontraram seus horários cancelados.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line