Governo Tarcísio investirá mais de R$ 10 bilhões em linhas privatizadas da CPTM

Linha 11-Coral da CPTM – Estação da Luz. Foto: Divulgação

O governo do estado de São Paulo deve destinar mais de R$ 10 bilhões de recursos públicos para modernização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade dos trens metropolitanos. O leilão das concessões dessas linhas está marcado para a próxima sexta-feira (28). Parte significativa desse investimento, cerca de R$ 1,8 bilhão, será utilizada para melhorias no sistema de sinalização ferroviária.

O edital prevê um investimento total de R$ 14,3 bilhões, dos quais R$ 10 bilhões serão pagos pelo governo estadual ao longo dos 25 anos de concessão. Além das três linhas, o pacote também inclui o Expresso Aeroporto, que conecta São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O projeto de concessão exige a implantação do sistema europeu de controle de trens, conhecido como ETCS Nível 2 (European Train Control System), um padrão internacional de sinalização que promete maior segurança e eficiência na operação ferroviária. Segundo o governo, essa tecnologia ajudará a reduzir o intervalo entre trens e otimizar o tempo das viagens.

Desde 2009, o governo paulista já investiu mais de R$ 1,6 bilhão em diferentes sistemas de sinalização, como ATP (Proteção Automática de Trens), ATO (Operação Automática de Trens) e CBTC (Controle Baseado em Comunicações). Somente no CBTC, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) gastou R$ 1,3 bilhão nas linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral, com uma taxa de implantação de 74%.

Trem da Linha 7-Rubi da CPTM. Foto: Divulgação

A decisão de substituir os sistemas atuais pelo ETCS está sendo investigada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). A entidade apura a necessidade de um novo aporte bilionário, especialmente considerando que a ViaMobilidade, concessionária das linhas 8 e 9, também está negociando uma mudança similar no valor de R$ 1 bilhão, dos quais R$ 500 mil seriam pagos com dinheiro público.

O MP também analisa se o novo sistema trará reais benefícios operacionais e de segurança, uma vez que o CBTC, utilizado na linha 4-Amarela do Metrô, é descrito pela concessionária CCR como “o que há de mais moderno”.

A ViaMobilidade, responsável pelas linhas 8 e 9, acumula multas superiores a R$ 700 milhões devido a problemas operacionais. Para tentar abater essa dívida, a concessionária está negociando um “investimento adicional” na implantação do ETCS, o que lhe garantiria um crédito de R$ 303 milhões com o Estado. No entanto, o acordo ainda não foi fechado.

Em resposta aos questionamentos, o governo do estado afirmou que o ETCS oferece vantagens sobre o CBTC, pois permite a interoperabilidade entre diferentes linhas de trem. Já a ViaMobilidade não respondeu aos questionamentos sobre a justificativa para a troca de sistema.

Artigo Anterior

Cappelli critica Estadão após editorial relativizando decisão do STF

Próximo Artigo

STF tem quatro votos por condenação de Carla Zambelli após perseguição armada

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!