Governo saúda manifestações de Reino Unido, Malta, Canadá e Portugal pelo Estado da Palestina

Nota oficial do Ministério das Relações Exteriores celebra “crescente engajamento da comunidade internacional”. Governo brasileiro também exorta outros países a fazerem o mesmo

O Governo brasileiro recebe, com satisfação, as recentes declarações de Reino Unido, Malta, Canadá e Portugal sobre a possibilidade de reconhecimento da Palestina como Estado, em setembro próximo, durante a 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os pronunciamentos — que se somam ao anúncio da França na última semana —refletem o crescente engajamento da comunidade internacional em favor de ações concretas para materializar a solução dos dois Estados, única via possível para alcançar paz duradoura no Oriente Médio.

O governo brasileiro exorta as nações que ainda não reconheceram a Palestina como Estado a que tomem essa medida com a brevidade possível e conclama todos os países a trabalhar pelo ingresso da Palestina como membro pleno nas Nações Unidas.

Nesse contexto, o Brasil reafirma a defesa da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.

Publicado originalmente pela Agência Gov em 01/08/2025

Por Ministério das Relações Exteriores

Artigo Anterior

Lula reforça abertura ao diálogo com Trump, mas diz trabalhar em resposta ao tarifaço

Próximo Artigo

VÍDEO: Janaina Paschoal é expulsa de evento LGBT+ em SP após causar tumulto

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!