Continuam abertas até o dia 17 de fevereiro as inscrições para o edital E-commerce.BR, que pretende fomentar o comércio eletrônico no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com investimento de R$ 4,92 milhões, o governo federal vai selecionar projetos nas três regiões.
Lançado no mês passado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o edital vai premiar soluções inovadoras que ajudem as micro, pequenas e médias empresas a superar desafios relacionados à logística, capacitação digital e comunicação online.
O MDIC avisa que as propostas deverão ser apresentadas por redes de inovação, compostas por, no mínimo, três instituições públicas ou privadas de âmbito estadual ou municipal.
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O secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, afirma que a iniciativa visa não só reduzir as desigualdades regionais no acesso ao mercado digital, mas também promover a inclusão digital das micro, pequenas e médias empresa no país.
“É preciso levar ou oferecer essas ferramentas de comércio eletrônico para todas as regiões. Até porque elas são absolutamente estratégicas. Nós estamos falando de cerca de 70% do PIB. Mais de 60% de toda a força de trabalho no Brasil é atrelada ao comércio e serviço. E são setores que vêm respondendo muito positivamente nesse novo crescimento da economia no Brasil”, avalia o secretário.
De acordo com ele, o governo federal trabalha permanentemente na perspectiva da integração da economia em todo o Brasil. “Quanto mais nós conseguimos fazer isso, mais nós aceleramos o desenvolvimento econômico e garantimos o desenvolvimento social”, diz.
A decisão do governo levou em conta um levantamento realizado pelo MDIC por meio do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional. Nele, consta que somente o Sudeste concentra 73,5% das vendas online no país contra 7% do Nordeste, 3% do Centro-Oeste e 1,3% do Norte.
A ABDI espera impactar mais de 800 empresas nas três regiões, que serão atendidas com a inclusão digital e geração de empregos.
O presidente da ABDI, Ricardo Capelli, reforça a necessidade de participação das universidades, institutos, statups e centros tecnógicos, entre outros.
“Com isso, a gente consegue analisar e selecionar projetos voltados para capacitação profissional e de pessoal das empresas, questões relacionadas à entrega e distribuição, logística e também comunicação digital”, explica.
Com informações da Ascom/MDIC