Governo pergunta: “Que país você quer viver em 2050?”, em consulta pública

Traçar um plano de governo estratégico e claro para os próximos 25 anos, que alinhe o desenvolvimento do país, aumento de investimentos e crescimento econômico, redução de desigualdades, enfrentamento às mudanças climáticas e preparar a autosustentabilidade econômica em meio à redução e ao envelhecimento da população.

Estes objetivos estão sendo debatidos e desenhados no projeto Estratégia Brasil 2050, do governo federal, junto a todos os Ministérios do governo, em grandes encontros com a população em todos os estados do país e, agora, em uma ampla consulta pública, online, onde qualquer pessoa poderá dar a sua opinião e contribuição deste planejamento de país.

A Estratégia Brasil 2050 é um instrumento de planejamento para criar soluções aos desafios do país. Coordenado pela Secretaria Nacional de Planejamento (SEPLAN), do Ministério de Planejamento e Orçamento, ele orientará o desenvolvimento do país até 2050, envolvendo governo, empresas, universidades e a sociedade civil.

Com proposta de unificar estratégias e setores diferentes do governo para resolver problemas estruturais do país, em todas as áreas, mas com enfoque em desenvolvimento, investimentos, energia e meio ambiente, este plano está alinhado às metas de desenvolvimento das Nações Unidas (ODS) e servirá como uma carta base de atuação para todos os setores do governo federal. Entenda mais aqui.

Atualmente, o projeto está em fase de escuta da população, com a realização de grandes convenções e eventos estaduais, fóruns interconselhos, reuniões com colegiados e a realização de uma consulta pública, que está aberta até o dia 31 deste mês.

Para participar, qualquer pessoa pode entrar na página da consulta pública (aqui), fazer o acesso pela conta gov.br e responder ao questionário “Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?”.

O questionário será usado, juntamente com as reuniões estaduais, para captar a participação social e escrever o documento final do plano de 25 anos de país, o “Estratégia Brasil 2050”.

Leia mais sobre:

Artigo Anterior

Paim defende assinatura presencial para empréstimos a aposentados do INSS

Próximo Artigo

MME e estatal chinesa firmam acordo para impulsionar energias renováveis e tecnologias de baixo carbono

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!