O governo Lula decidiu enviar a embaixadora do Brasil em Washington, maria Luiza Viotti, para representar o Brasil na posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima segunda (20). O petista não foi convidado e ainda não conversou com o republicano por telefone.
Segundo o g1, diplomatas confirmaram que o convite foi enviado à chancelaria brasileira e a presença da diplomata confirmada na posse. Auxiliares de Lula também afirmam que não há nenhuma movimentação nos bastidores para que eles conversem sobre a relação entre os países nos próximos dias.
É comum que o mandatário americano convide embaixadores dos países que atuam em Washington para sua posse. Quando esses representantes não podem comparecer, o encarregado de negócios da embaixada costuma ser chamado.
O presidente eleito pode convidar chefes de Estado por motivos pessoais. O jornal La Nacion, da Argentina, afirmou que o mandatário do país, Javier Milei, irá à posse de Trump. O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que foi convidado e pediu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para participar da cerimônia, já que seu passaporte está retido.
Apesar do alinhamento de Trump com Milei e Bolsonaro, diplomatas brasileiros acreditam que as relações entre os países devem se manter estáveis. Lula declarou apoio a Kamala Harris nas eleições americanas, mas reconheceu publicamente a vitória do republicano após o resultado da disputa.
Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás somente da China. O governo Lula pretende manter uma relação pragmática com o líder americano e preservar os negócios.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line