Nesta segunda-feira (11), uma comitiva do governo federal desembarcou no Japão para tentar conquistar a abertura do mercado japonês para a carne brasileira. As negociações começaram há 20 anos, já que o país é considerado um dos mais exigentes do mundo em termos de regulações sanitárias.

O grupo é liderado pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, que irá conversar com representantes do Japão e acompanhar os trâmites de regulação que faltam para que o acordo de comércio de carne bovina seja firmado.

O Japão é o terceiro maior importador mundial de carne bovina, com 80% desse volume sendo proveniente dos Estados Unidos e da Austrália. A agroindústria brasileira vislumbrou em Tóquio uma forte alternativa para manter o fluxo da venda do nosso produto após o tarifaço de Trump.

Segundo o governo, as chances de sucesso da abertura comercial aumentaram após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à capital japonesa em março. Autoridades japonesas já iniciaram, por exemplo, auditorias no sistema sanitário brasileiro, o passo mais importante no processo.

A expectativa das autoridades brasileiras é que, com o sucesso da venda da carne bovina, se abram precedentes para aumentar a venda de carne suína e outros produtos de origem vegetal para o Japão.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/08/2025